Resenha #194 - Fangirl





Fangirl

Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 424


Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.

Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real.

Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.

Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências.

Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?


Resenha: Depois de ler Eleanor & Park (não acredito que ainda não fiz a resenha, podia jurar que tinha feito), eu sabia que o próximo livro que me apresentassem desta autora eu leria sem nem perguntar do que se tratava.

Fangirl foi uma boa leitura, mas não se compara com a maravilha que foi ler Eleanor & Park, o livro não é ruim, muito pelo contrário, mas são experiências diferentes então não pegue para ler Fangirl achando que vai ser a mesma coisa de ler Eleanor & Park.

Neste livro vamos conhecer Cath e Wren, que são irmãs gêmeas e desde que sua mãe as abandonou foram criadas somente pelo pai. Quando eram mais novas Cath e Wren escreviam fanfics sobre Simon Snow (Harry Potter), mas ao crescer Wren parou de escrever enquanto Cath continuou e começou a fazer sucesso internacional com a sua história.

As meninas cresceram como as típicas irmãs gêmeas, muito unidas e fazendo tudo juntas, mas quando chegam a fase jovem adultos e vão para a faculdade Wren decide que não quer mais ser conhecida como a irmã gêmea de alguém e sim ter sua própria identidade. 

Por isso, ao invés de dividirem um quarto no alojamento da faculdade cada uma vai ter um novo colega de quarto. Se Cath não queria nem ir para a faculdade e deixar seu pai sozinho em casa, imagina se ela ia querer ir para a faculdade e ainda dividir o quarto com uma estranha. Como podemos observar Cath é a irmã tímida, a que se fecha para o mundo, por outro lado Wren é a irmã extrovertida, a que abre os braços e abraça o mundo.

Quando realmente chegam na faculdade as irmãs se separam de vez, Wren vive em baladas e Cath vive com a cara enfiada no seu computador escrevendo novos capítulos da sua fanfic. Se não fosse a iniciativa de Reagan, sua colega de quarto, Levi, amigo de Reagan e Nick, seu parceiro de escrita, Cath não teria feito nenhum amigo. E são essas amizades que vão movimentar a vida de Cath, fazer com que ela amadureça e descubra a vida que tem fora do mundo virtual. 

Fangirl é um livro onde vemos que nada em excesso faz bem, podemos aprender um pouco com as situações vividas por Cath e Wren e perceber que apesar de o mundo virtual ser atraente a vida real é muito mais.

Embora eu tenha gostado muito do livro, eu tenho também que dizer o que eu não gostei tanto assim, como por exemplo, o fato de que a cada final de capítulo a autora colocou uma parte de uma fanfic sobre o Simon, enquanto as citações eram pequenas elas eram agradáveis, mas quando elas ultrapassavam cinco linhas eu já não tinha paciência para ler.

Fora isso, Fangirl é um livro onde há momentos tristes, alegres, de romance e engraçados. É uma leitura tranquila e agradável.









Participem do Top Comentarista de Novembro (clique na imagem):


12 comentários

  1. Oi Flor
    Senti a mesmo coisa que você ao ler Fangirl
    Essa fanfic foi uó!
    Mas de resto, gostei =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Olha eu comprei esse livro na BIENAL DE SP e até hoje eu ainda não li. Todos tem falado muito bem do livro da autora agora que está saindo um outro ai. Eu já li Eleanor e Park e gostei bastante, apesar da escrita e da história ter sido bem simples e esperava até uma continuação, mas mesmo assim gostei. Agora esse FANGIRL irei ler quando eu tiver mais tranquila, porque estou super curiosa com o livro e a autora tem uma escrita deliciosa.

    Gostei da sua resenha, mas é uma pena vc não ter gostado tanto assim em algumas partes. Mas acontece né? =]

    Mas enfim...Se cuida linda e fica com Deus
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pela sua resenha fiquei com vontade de ler, mas confesso que não gostei muito da capa.
    Vou ler Eleanor e Park primeiro.
    Ainda não acredito que tô enrolando pra ler esse livro.

    http://inquietudessecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie! A capa é linda, mas creio que não seria um livro que eu lesse por hora...
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/11/guardioes-da-galaxia.html
    e tem promoção no ar:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/11/sorteio-revista-galaxy-p2.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Louise,
    Eu já havia visto esse livro mas não fui muito com a capa dele então o deixei de lado, mas sua resenha me fez olhar pra ele de outro modo. Acho que vou dar uma chance.
    Beijos Lari.
    Post novo no blog, passa lá ^-^

    -Vitamina de Pimenta-

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    Eu também amei Eleanor e Park e vi muitas críticas relacionadas a Fangirl. Vou ler porque gostei da escrita da autora, mas não estou com tantas expectativas depois do que li em várias resenhas. Amo a capa desse livro.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sinto muita vontade de ler Eleanor e Park, achei a premissa incrível e os personagens parecem ser ricos em personalidade. Lendo a sinopse de Fangirl, senti o mesmo que disse ao comparar os dois livros. Eleanor e Park parece ser muito melhor que Fangirl, com o enredo mais elaborado. Esse tem uma boa história, é interessante o tema, até porque há como muitas pessoas se identificarem, mas acho que não é tão bom quanto seu livro anterior. Se houver oportunidade, lerei ambos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rízia, tudo bem?

    Se ela tirasse essa fanfic no final de cada capítulo não faria falta nenhuma rs, mas o livro é bom mesmo assim.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Silvana, tudo bem?

    Eu ainda espero que Eleanor & Park tenha uma continuação, algumas pessoas dizem que vai ter e eu tenho a esperança que isso aconteça.

    A Novo Século vai lançar Anexos, o próximo livro dela, eu gostei da sinopse e espero gostar do livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Lihh, tudo bem?

    Leia Eleanor e Park primeiro mesmo porque vale muito a pena. O livro é incrível.

    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline, tudo bem?

    Leia sim, você vai gostar, não vai amar, mas vale a pena a leitura sim. Essa autora escreve muito bem.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ingrid, leia sim Eleanor & Park porque você vai adorar, a trama é ótima e os personagens são tão cativantes. Chorei muito.

    Beijos.

    ResponderExcluir