Livros vs filmes: Crepúsculo

  
     Polêmicas a parte, o famoso Crepúsculo, livro um da saga de Bella Swan e Edward Cullen é uma boa produção. Contudo, em relação ao livro a partir do qual teve origem, peca em pequenos (e alguns inevitáveis) aspectos.
       Primeiro: o aspecto psicológico. Como o narrador no livro é um narrador-personagem, o leitor tem acesso aos seus sentimentos e pensamentos mais íntimos. Isso é um dos detalhes mais difíceis em uma adaptação, pois o risco de frustração é alto. Quem nunca pensou "ah, mas não foi do jeito que eu imaginava que seria"? Tal sensação acontece geralmente, pois nossos sentimentos tomam como base os sentimentos do personagem que está nos guiando na estória. Bella é uma garota de pensamentos confusos, e isso não transparece no filme.
     O que leva ao segundo aspecto: atuação. Não adianta toda estória ser encurtada perfeitamente em duas horas de filme, se o ator que estiver vivendo o personagem não der VIDA ao personagem. Talvez tenha acontecido por questão de direção, talvez pela própria atriz, mas Kristen Stewart não é a Isabella Swan de Stephenie Meyer.
      Independente do teor da narrativa, e de quaisquer detalhes que possam ser considerados mirabolantes ou ridículos, é uma boa adaptação, mas poderia definitivamente ter sido melhor.

2 comentários

  1. Concordo com você, e o problema da atuação não foi a direção, em outros filmes Kristen apresenta a mesma cara, ela não é uma boa atriz, não é expressiva e seus personagens são quase todos iguais, prova disso é que os filmes em que atua são maiores do que ela mesma, meso ela sendo a protagonista

    ResponderExcluir
  2. Eu vejo a Kristen Stewart como a Bella mesmo. Vi o filme primeiro e depois pude conferir o livro e pude fazer essa associação com as duas.
    Até porque, no meu ponto de vista a Kristen e tão sonsa e insosa como a Bella.
    Sinceramente, gostei mais da Bella do livro do que da do filme, mesmo assim, não é minha personagem favorita.
    Bjos...

    ResponderExcluir