Resenha #128 - Extraordinário.






Extraordinário

Autor(a): R.J. Palácio
Editora: Intríseca
Número de Páginas:  320

Onde Comprar: Livraria Saraiva

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Resenha: 

Extraordinário é o segundo livro que eu leio este ano que tem  o título mais adequado impossível ao livro.

Extraordinário é um livro simplesmente extraordinário!

Fazia tanto tempo que eu não chorava tanto com um livro.

Este livro conta a história de August, que nasceu com problemas genéticos que afetaram o seu rosto. Ele já passou em apenas 10 anos de vida por mais cirurgias que muita gente. Os médicos acharam que ele não iria sobreviver, mas lutando contras todas as probabilidades ele venceu.

E é isso que eu acho do August, que ele é um vencedor na vida.

Com todos os seus medos e seus problemas ele encara o fato de ter que ir para uma escola pela primeira vez na vida. E isso não é nada fácil. Se já é difícil ser novo em uma escola então imagina ser novo na escola e ainda ser motivo de piada.

Adultos e crianças estranham a aparência de August, mas com o tempo as pessoas percebem que por trás de um rosto “estranho” existe um menino gentil, educado, amigo, inteligente, carinhoso e inúmeros outros adjetivos.

A  dinâmica da família de August gira praticamente em torno dele, mas vemos como isso vai mudando com  o tempo e com o próprio August vai deixando de ser o eterno bebê da casa e passando a se tornar um homenzinho.

E falando em homenzinho, por diversas vezes eu esqueci que August  tinha apenas 10 anos. Eu tenho lido muitos YA e acho que isso me acostumou a ver dramas em adolescentes e jovens adultos e não em uma criança. As vezes ele chorava na frente de todos ou se escondia na perna da sua mãe e eu pensava “O que é isso? Seja forte!”, mas depois eu me lembrava que ele tinha apenas 10 anos. Uma criança. E se para um adolescente já é um fardo pesado ser hostilizado imagine para uma criança.

O livro é dividido em partes, o que deixa o livro dinâmico e ao mesmo tempo nos faz entender o que se passa na cabeça de muitos personagens. E isso é muito interessante e fez com que a narrativa do livro ficasse muito atraente.

Este livro foi um presente para o meu final de ano. Chorei que lavei a alma junto com o August e nas páginas finais do livro sorri. Aquele riso feliz de saber que o mundo pode ser belo apesar de tudo. E não falo de beleza física e sim da beleza da alma. De amar o próximo, de se sacrificar por uma amizade.

Esse livro foi memorável. Vai ser um daqueles que sempre lembrarei. Aprendi muito com este livro e espero que vocês aprendam também.

Uma das coisas que aprendi neste livro é ser gentil, sempre que puder seja gentil.

Acho que foi essa a mensagem que o livro quis passar, seja gentil.


Book Trailer:



9 comentários

  1. Oie :)

    Eu já li esse livro e pensei o mesmo que você em várias coisas, ele realmente é uma lição de vida. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!
    Esse livro parece mesmo ser maravilhoso! Fiquei com vontade de ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é realmente extraordinário.
    Fiquei completamente apaixonada por ele e pelos personagens *O*
    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. nunca vi esse livro
    beijos
    livro-azul.blogspot.com.br
    @livroazuis

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, tudo bem?
    Este livro está na minha lista de melhores leituras do ano! Extraordinário se resume a apenas uma palavra: extraordinário. Me apaixonei pelo Auggie, pelo seu jeito de pensar e agir, e como ele é maduro e tem apenas 10 anos. Ao contrário de você, não chorei, me emocionei em muitas partes.
    E no final, assim como você, sorri. Um dos melhores finais que já vi :)

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. ahhhhh esse livro é simplesmente maravilhoso!!! Foi uma das melhores leituras que eu fiz esse ano. Realmente muito bom e muito peculiar. A forma como as diferenças são abordadas é muito singela e inteligente. Acho que todo mundo deveria conhecer o Augie.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Com certeza um dos melhores livros lidos em 2013.Um personagem sensacional para uma história maravilhosa. Auggie é fofo e me fez pensar em diversos preconceitos que temos em nosso dia a dia.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Extraordinária a resenha. Eu tenho vontade de ler esse livro, mas não tive tempo em 2013. Metas para 2014 com certeza terá esse livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu ja li este livro, e muito perfeito, uma licao de vida. Adorei seu blog. Já estou seguindo hehe siga o meu http://kworldofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir