Resenha #68 - A Costureira






A Costureira 
Autora: Kate Alcott
Editora: Geração
Número de Páginas:  374

Sinopse: Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.


Resenha: Tess Collins é uma empregada que desde muito nova sonhava em ser costureira, depois de passar por alguns mau bocados no seu emprego Tesse pede demissão e decido embarcar no Titanic para correr atrás de seus sonhos. Em um ato de coragem pede emprego a  Lucile Duff Gordon, uma estilista extremamente conhecida, e surpreendendo a si mesma acaba sendo contratada e embarcando no Titanic.

A viagem dos sonhos no navio que jamais afundaria encontra seu trágico fim quando o Titanic bate em um iceberg e afunda. Tesse e Lucile sobrevivem a tragedia e chegam nos Estados Unidos, mas como pouca tragedia é bobagem, o inquérito aberto nos EUA leva Lucile ao desgaste extremo, com uma provável decadência em suas mãos devido ao ocorrido no bote número um. Tess é fiel, mas quer saber em quem acreditar quando as versões colidem, o medo e o desespero se transformam em mentiras. O que de fato aconteceu no bote número um? O que levou o Titanic a afundar? Por que não haviam botes suficientes? Por que apenas um bote voltou para buscar sobreviventes? Quem eram os meninos salvos? Quem é Jim e Jack, e o que eles significam verdadeiramente para Tess?

Seu primeiro pensamento quando olha a capa de A Costureira é “Que bela capa, mas será que eu vou gostar de ler este livro?” Contrariando a minha paranóia com livros que recontam uma história verdeira ou que se baseiam nelas, o livro A Costureira é um daqueles livros que quando você começa a ler não quer mais largar.

Espero que vocês tenham uma boa leitura com este livro assim como eu tive.

10 comentários

  1. Queria tanto ler esse livro! A trama dele é bem interessante, gostei muito. E tem Titanic ali, quem não fica querendo ler só de ver esse detalhe? Adorei!

    ResponderExcluir
  2. É um bom livro, você vai adorar Cristiane :)

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com muita vontade ler, primeiro que a capa é linda, e ainda envolve titanic, ou seja...
    Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  4. Eu não fiquei curiosa para ler esse livro por causa do título dele, só porque a personagem é costureira...
    Não estou com vontade de ler não :S

    ResponderExcluir
  5. Eu sou louca pela história do titanic !!!
    E é claro que não posso deixar de ler esse livro só pra descobrir todos esses mistérios que giram na história!!

    ResponderExcluir
  6. Roberta, assim que vi o título tbm pensei que não ia gostar do título, mas me enganei rsrs.

    ResponderExcluir
  7. E quem é que nunca quis saber o que aconteceu com as pessoas que sobreviveram ao titanic?

    ResponderExcluir
  8. Eu já li algumas resenhas bacanas sobre esse livro, ele me chamou a atenção, pois envolve o titanic!

    Beijinhos

    ResponderExcluir