Resenha #68 - A Costureira






A Costureira 
Autora: Kate Alcott
Editora: Geração
Número de Páginas:  374

Sinopse: Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.


Resenha: Tess Collins é uma empregada que desde muito nova sonhava em ser costureira, depois de passar por alguns mau bocados no seu emprego Tesse pede demissão e decido embarcar no Titanic para correr atrás de seus sonhos. Em um ato de coragem pede emprego a  Lucile Duff Gordon, uma estilista extremamente conhecida, e surpreendendo a si mesma acaba sendo contratada e embarcando no Titanic.

A viagem dos sonhos no navio que jamais afundaria encontra seu trágico fim quando o Titanic bate em um iceberg e afunda. Tesse e Lucile sobrevivem a tragedia e chegam nos Estados Unidos, mas como pouca tragedia é bobagem, o inquérito aberto nos EUA leva Lucile ao desgaste extremo, com uma provável decadência em suas mãos devido ao ocorrido no bote número um. Tess é fiel, mas quer saber em quem acreditar quando as versões colidem, o medo e o desespero se transformam em mentiras. O que de fato aconteceu no bote número um? O que levou o Titanic a afundar? Por que não haviam botes suficientes? Por que apenas um bote voltou para buscar sobreviventes? Quem eram os meninos salvos? Quem é Jim e Jack, e o que eles significam verdadeiramente para Tess?

Seu primeiro pensamento quando olha a capa de A Costureira é “Que bela capa, mas será que eu vou gostar de ler este livro?” Contrariando a minha paranóia com livros que recontam uma história verdeira ou que se baseiam nelas, o livro A Costureira é um daqueles livros que quando você começa a ler não quer mais largar.

Espero que vocês tenham uma boa leitura com este livro assim como eu tive.

10 comentários

  1. Queria tanto ler esse livro! A trama dele é bem interessante, gostei muito. E tem Titanic ali, quem não fica querendo ler só de ver esse detalhe? Adorei!

    ResponderExcluir
  2. É um bom livro, você vai adorar Cristiane :)

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com muita vontade ler, primeiro que a capa é linda, e ainda envolve titanic, ou seja...
    Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  4. Esse eu quero muito ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu não fiquei curiosa para ler esse livro por causa do título dele, só porque a personagem é costureira...
    Não estou com vontade de ler não :S

    ResponderExcluir
  6. Eu sou louca pela história do titanic !!!
    E é claro que não posso deixar de ler esse livro só pra descobrir todos esses mistérios que giram na história!!

    ResponderExcluir
  7. Roberta, assim que vi o título tbm pensei que não ia gostar do título, mas me enganei rsrs.

    ResponderExcluir
  8. E quem é que nunca quis saber o que aconteceu com as pessoas que sobreviveram ao titanic?

    ResponderExcluir
  9. Eu já li algumas resenhas bacanas sobre esse livro, ele me chamou a atenção, pois envolve o titanic!

    Beijinhos

    ResponderExcluir