Resenha #59 - Uma Questão de confiança

 
Uma Questão de Confiança
Autora: Louise Millar
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Sinopse: Em um subúrbio tranquilo de Londres, algumas mães se ajudam através de amizade, favores e fofocas. No entanto, algumas delas não parecem confiáveis e outras têm segredos obscuros. Quando Callie se mudou para seu novo bairro, pensou que seria fácil adaptar-se. Contudo, os outros pais e mães têm sido estranhamente hostis com ela e com sua filha, Rae, que também descobriu como é difícil fazer novas amizades.
Suzy, seu marido rico e seus três filhos parecem ser a única família disposta a fazer amigos, mas, recentemente, a amizade com Suzy anda tensa. Ainda mais com a atmosfera pesada que pairou sobre o bairro após a chegada da polícia e o relato de um possível suspeito morando no bairro.
O que Callie e sua pequena Rae podem esperar? Em quem confiar? E, sobretudo, como imaginar que certas atitudes rotineiras podem colocar em risco a vida de sua pequena filha? Verdades e mentiras parecem se esconder nestas pequenas casas.
Resenha: 'Uma Questão de Confiança' é narrada por meio das três personagens principais(Callie, Suzy e Debs) em capítulos alternados, o que já achei bem bacana em conseguir entender o modo de ver de cada uma.
Callie é aquela personagem divorciada e ''récem-chegada'' com Rae,sua filha ao Hampstead,Londres e que tem função dar toda a atenção a pequena,já que, nascera com um problema cardíaco e todo cuidado é pouco.
Na cidade os vizinhos são pouco receptivos e apenas conseguira fazer amizade com Suzy,dona de casa,esposa de Jez e que também é mãe de três crianças. Uma observação é que Suzy é reflexo de muitas pessoas em seus atuais casamentos mostrando aos outros a felicidade e vivendo de aparências,enquanto o seu casamento é uma TOTAL furada.
Então,temos Debs uma senhora que acabara de se mudar com seu marido Allie buscando tranquilidade e que devido os incessantes barulhos feitos na casa de Suzy, o objetivo de Debs em levar uma vida calma e pacata não foi atingido. Ficava superansiosa quando chegava nos capítulos da Debs,eu via a personagem tendo atitudes tão esquisitas e ficava repetindo 'eles voltaram' e falava constantemente o nome de uma menina,ficava pensando que louca que essa mulher é e querendo descobrir sobre esse aparente mistério que a cercava.
Suzy e Callie se dão superbem e o mesmo acontece com seus filhos,porém Suzy começa a agir de um modo estranho quando Callie decide retornar a trabalhar,porém ela pensa apenas que é uma questão de tempo para que sua amiga se adapte a mudança,afinal estavam juntas na maior parte do tempo.
Mas,as coisas não melhoram e até o fatídico dia em que Callie está trabalhando e atrasada para pegar Rae que pede a ajuda de Suzy para que vá apanhá-la na escola,porém ela não o faz e pede a sua vizinha Debs,que por sinal é professora da escola,para trazé-la esquecendo de avisar para segurar firme em sua mão, já que Rae devido a seu problema cardíaco Rae tem um certo problema de coordenação motora,sendo mais demorada que o normal. Então,conecte os fatos e adivinhe?! Rae acaba sofrendo um acidente. Com isso, Callie começa a se questionar questionar quem está mentindo ou dizendo a verdade? Seria a mentirosa sua vizinha louca ou sua melhor amiga que sempre a apoiou?
A trama é bem bacana,porém achei o livro com uma demora MUITO grande dos acontecimentos,o livro todo acontece em aproximadamente uma semana e para chegar na parte do acidente e descobrir outros mistérios que cercam o livro já é bem próximo do final. Porém,quando o final chega só posso dizer uma coisa é MUITO MUITO BOM!
 

11 comentários

  1. Poxa bacana saber que cada personagem principal tem como colocar seu ponto de vista na história, acho isso super bacana, para avaliarmos todos os lados..

    Nossa questão do acidente me deixou arrepiada, pois quando nos tornamos mãe, sempre pensamos nos nossos pequenos.

    A abordagem do livro me parece ser muito boa, mas também não gosto quando demora para acontecer os fatos, gosto de livros mais dinâmicos!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu até gostei da ideia do livro, mas quando li não aconteceu nada. Achei a leitura um pouco massante, mesmo assim consegui concluir. Gostei da sua resenha, concordo em vários pontos, mas acho que o livro não funcionou comigo, sabe? Acontece.

    Um abraço,

    Igor Gouveia
    http://www.diariodebordodeumleitor.com/

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  3. Oi Louise.
    Adoro livros onde podemos ver a história pelo ponto de vista dos personagens principais, mas sinceramente essa premissa não me atraiu, e quando li na sua resenha que as coisas demoram demais pra acontecer, isso me desanimou ainda mais.
    Essa dica eu deixo passar no momento.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante a resenha, adoro livros que tem vários pontos de vista ou histórias q vão se entrelaçando.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu vi mesmo alguns comentários de que o livro é bem enrolado, mas que o final vale a pensa. Esse mistério me deixou muito curiosa, vou ler o livro por isso.

    ResponderExcluir
  6. Li meio "por cima", pois ainda vou ler o livro e não quero estragar nada da história. Qualquer detalhezinho pra mim, é muito! hehehe Mas posso perceber que esse livro tem uma avaliação bem positiva por parte dos leitores. Difícil encontrar alguém que não tenha gostado da leitura. Não vejo a hora de ler, gostei do tema abordado: confiança. Quero saber como a trama vai acabar.

    ResponderExcluir
  7. Quando vi o book trailer desse livro, na época do seu lançamento, fiquei bem interessada. Achei a premissa bem interessante.
    Também gosto quando a trama é narrada com o ponto de vista de mais de 1 personagem.
    Pretendo lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  8. É um livro bem bom, tem uma trama que dá vontade de ler. Espero gostar quando conferir, porque vi muitas resenhas bem negativas dele e desanimou... Mas até que é bom.

    ResponderExcluir
  9. Tramas familiares sempre despertam meu interesse... ainda mais quando nos pegamos mergulhados na história e tentando encaixar os detalhes!
    Agora bateu um arrependimento de não tê-lo comprado na promoção do submarino! rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Estou com esse livro aqui em casa, mas ainda não tive tempo pra ler, to lendo outros antes, mas assim que possível pretendo ler ele.

    ResponderExcluir
  11. Ainda tenho dúvidas se vou ler ou não.
    Me interessei pelo fato de ter mais de uma pessoa narrando, assim dá pra ver o ponto de vista de todos.

    ResponderExcluir