[Resenha] #58 - Apegados

 
Apegados - O que a ciência pode fazer para ajudá-lo a encontrar e a manter o amor
Autores: Amir Levine e Rachel S. F Heller
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304

Sinopse:Cada vez mais fazemos uso da pesquisa científica para conquistar melhor qualidade de vida. Sabemos o que devemos ou não comer, conhecemos o tipo de exercício que devemos praticar e por quanto tempo devemos fazê-lo, aprendemos alternativas viáveis para conquistar o sono revigorante... No entanto, nossos relacionamentos amorosos, parte importante de nossa vida, não parecem tão avaliados e estudados. Geralmente temos a sensação de que essa coisa de amor é um assunto da sorte.
Mas será possível que a ciência explique por que algumas relações são produtiLvas e enriquecedoras, enquanto outras nos deixam perturbados e alienados? Pode a ciência explicar como muitos criam vínculos amáveis sem esforço algum, enquanto outros têm que lutar tanto pelo amor? Para o psiquiatra Amir Levine e a psicóloga Rachel Heller, a resposta é um evidente “sim”.
Em "Apegados" — livro baseado nas pesquisas da Teoria do Apego, de John Bowlby —, os autores revelam como compreender os mecanismos de afeição que se criam entre os adultos, o que certamente nos ajudará a encontrar e a manter o amor. Seja você do tipo “ansioso”, “seguro” ou “evitante”, Levine e Heller se encarregam de oferecer instrumentos suficientes para que você possa construir relações mais fortes e reparadoras com as pessoas que ama.
Resenha:
O livro 'Apegados' é um livro de auto-ajuda que nos traz um assunto diferente do que os livros de auto-ajuda costumam tratar, ao adentrar na leitura nos deparamos com a existência de três teorias de apegos que nós podemos ter em relação a outras pessoas: ansioso, evitante e seguro. Vou explicar um pouco sobre cada uma para vocês :) Enquanto o indíviduo evitante presa sua independência acima de tudo e quer pouca ou nenhuma intimidade em um relacionamento o ansioso é TOTALMENTE o contrário sempre preocupado com a relação e querendo mais e mais intimidade(tá que os opostos se atraem,mas já sentiram que ansioso + evitante é problema na certa?) e,por fim, temos o seguro uma pessoa que não tem problema algum em entrar em um relacionamento e ter intimidade no mesmo.
Antes de receber o livro ficava ''paquerando'' com essa capa,porém nem ao menos sabia do que se tratava o livro,são tantos para ler,lista grande que acabei esperando para receber e iniciar a leitura.
Quando o recebi foi que vi que era um livro de auto-ajuda e fiquei pensando que iria ter uma demora para ler,devido que vários outros livros de auto-ajuda lidos não haviam me chamado a menor atenção.
Mas,quem pensa que é aquele livro bem parado que tem aquela famosa listinha de conselhos 'o que devo fazer e não fazer em primeiro encontro?',' dicas de onde procurar' está enganadíssimo! ADOREI o fato de ser um livro de auto-ajuda,digamos que,um pouco diferente do que estamos acostumado,os autores fizeram tudo embasado em várias referências bibliográficas e com fundamento científico e não para por aí! Ao longo do livro vemos que os autores fazem de tudo para dar uma descontraída no livro com acontecimentos rotineiros que aconteceram com amigos e pode acontecer com qualquer um de nós fácil e outro ponto(HAHAHA não paro,né?!) nos deparamos com testes de conhecer o nosso estilo(seguro - ansioso - evitante) e o de nosso parceiro,bacana,né?! NUNCA havia visto isso em nenhum outro livro de auto-ajuda e de quebra ainda descobri que sou ansiosa ao extremo e só irei funcionar com um parceiro seguro(HAHAHA). Existem todos esses pontos lindos e positivos,porém dei as três estrelas pelo fato de em alguns pontos o livro ser bem chatinho no início e até o livro me cativar de vez demorou uma boa dose de leitura nele o que acabou me deixando na lerdeza de ler o livro e demorar a fazer a resenha.

9 comentários

  1. é um livro bem legal esse, eu gostei da proposta dele. Tenho aqui e pretende ler em breve pra ver o que acho mesmo, se é bom, ruim...mas ainda acho bom.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro, mais ainda não tive coragem de ler.. acho que ele transmite muitas verdades sobre o qual não estou preparada ainda pra ler kkk, mais admito que estou morrendo de curiosidade
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, só de ler que auto ajuda eu não fujo...
    Mas eu gostei bastante da sua resenha! Mas não é o meu tipo de livro...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Já li várias resenhas dele e não consigo me decidir se posso gostar da leitura ou não, por não curtir muito auto-ajuda! Mas ao mesmo tempo ele me chama a atenção!

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou uma fã de auto-ajuda, mas gostei dessa fundamentação científica utilizada. Acho que esse diferencial me fará ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não sei se o lerei, não curto muito essa temática e esse livro mais parece um manual ou coisa do tipo...

    ResponderExcluir
  7. Livros científicos e de auto-ajuda não fazem muito meu estilo, por isso não fiquei curiosa em ler. :D

    ResponderExcluir
  8. Não sinto muito interesse em ler esse livro, mas quem sabe mais pra frente eu mude de ideia.

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto a capa mas não sabia do que se tratava. Pretendo ler mais pra frente

    ResponderExcluir