Resenha #20 - Ordem e Progresso



Autor: P.P.F.Simões
Editora: Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira
Número de Páginas: 317



Sinopse: Samantha Albuquerque com veemente esforço conquista o sonhado diploma de pós-graduação e finalmente surge a oportunidade tão esperada para trabalhar em sua área, assim que é contratada a ingressar no IMCSP (Imigrantes da cidade de São Paulo). Não obstante, todos os países do mundo começam a sofrer fenômenos naturais e sobrenaturais causando um grande alvoroço na mídia escrita e virtual, nas conversas pelos corredores de multinacionais e nos bares de esquina. Com exceção ao único país que parece ser isento desta estapafúrdia, sendo a nossa pátria amada. E sem se dar conta, seja a própria personagem ou o governo brasileiro, Samantha terá que se virar sozinha numa repartição pública sem nenhum recurso, esbarrando na burocracia constantemente, ficando impotente em ajudar os novos imigrantes que em nosso país não cessam em chegar, que atravessam as fronteiras com o único objetivo de sobrevivência. Entrementes, a história é narrada por uma terceira pessoa apaixonada por Samantha, demonstrando seus histéricos surtos de ciúmes no decorrer do relato até o momento em que a personagem é pedida em casamento pelo então noivo Albertino. O narrador quer a todo o momento convencer o leitor com argumentos retóricos, acusando o noivo de traição e racismo, de que ambos não podem ficar juntos. Augusto Comte escrevera: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". Esse pensamento positivista é, de maneira inusitada, o lema nacional de nossa pátria amada, estampada como símbolo na bandeira do Brasil e conhecido por todos. A protagonista Samantha Albuquerque tenta desvencilhar-se em meio a clichês sociais, questões contemporâneas brasileiras e uma sociedade dominada pelos seus próprios mitos, para obter sua ordem, seu progresso e seu amor, num relacionamento que poderia muito bem ser convencional. 

Resenha: Acreditem ou não,mas até agora estou sem palavras para descrever este livro,sério! Um livro muito bem estruturado,com personagens profundos abordando assuntos que 'mexem na ferida' mesmo,como o xenofobismo,corrupção,desigualdades sociais,entre outros. 
São assuntos POUQUÍSSIMOS abordados em livros,mas que mostram o que é que acontece em nosso mundo,o porquê de o Brasil ainda não ter progredido,fazendo-nos alerta e deixando em diversos momentos mensagens que servem de reflexão,do tipo, 'Que país é esse,meu Deus?' 
Portanto,se você leitor,gosta de livros mais leves EU,particularmente,não recomendaria,pois esse não é um livro qualquer,já que,requer bastante atenção na leitura,devido a profundidade do assunto e também porquê o autor,algumas vezes,utiliza trocadilhos em frases. 
Uma coisa que achei bem interessante em Ordem e Progresso foi o fato de que o livro é contato por um narrador apaixonado pela protagonista principal e ao mesmo tempo em que este nos relata a história,também interage com o leitor,deixando a leitura mais descontraída e espontânea. 
Tudo começa quando diversas catástrofes naturais e sobrenaturais atingem os mais diversos lugares do globo terrestre,porém o Brasil é um dos poucos países que continuam são e salvos. Com isso, MILHARES de imigrantes começam a vir para o nosso país no intuito de poderem se salvar.
Samantha Q.Albuquerque é uma jovem de vinte e cinco anos que acabou de concluir sua pós-graduação em Sociologia e devido seu belo desempenho,consegue um emprego no IMCSP sem nem ao menos precisar prestar o concurso,ê ê o famoso 'jeitinho brasileiro',ein?! 
No IMCSP Samantha conhece seus três colegas de trabalho,são eles: Henrique,Bruno e Ana Carolina. Os dois primeiros passam o dia baixando vídeos na internet e a última fica o tempo inteiro checando e-mails e enviando mensagens instantâneas. Observando bem,isso não é nenhuma mentira quando comparado a empregos em repartições públicas,em que muitos funcionários esquecem sua real função e só trabalham quando querem.. TRISTE realidade,mas no fundo sabemos que isso ocorre. 
Então,de um dia para outro se veem obrigados a trabalhar,devido,a cada dia que passa,aparecem mais e mais imigrantes na porta do IMCSP procurando uma solução,ao menos um lugar para passar a noite.
Samantha,como sempre,muito empenhada em seu trabalho,consegue arrombar prédios abandonados do governo para poder abrigar estas pessoas,seria isso ou o decreto de que nosso País iria entrar em uma situação bem crítica. 

'' Quando mulheres notáveis dominam determinadas áreas de conhecimento,recebem muito menos do que os marmanjos machistas. E no momento das suas decisões que vão desestruturar paradigmas antiguados,são taxadas de sem experiência ou apenas querendo aparecer. Nem nos esquecemos daquelas que conseguiram um alto cargo na empresa,e nos meios de comunicação rolam os boatos de que elas tiveram que dormir com  trezentos homens diferentes para ali estar'' (Página 143 - 144)
'' Se por um lado,as homenagens póstumas são de fato importante para um povo,elas nada mais têm do que uma simples hipocrisia fingida e dissimulada de engrandecer a pessoa morta e desiludir os vivos,dizendo-lhe para o mundo dos mortos que ela continua sendo importante. Mas,verdade seja dita,nada mais é do que uma lembrança eterna para seus entes queridos.'' (Página 133)

4 comentários

  1. Olá, passei para ver as novidades!

    Não conhecia esse livro, mas adorei! O tipo de leitura que me agrada. Vou adicionar na minha lista!

    abraços Fabi
    Capítulo a Capítulo
    http://fabianacardosoescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Louise!
    Achei que você construi um bom post,ficou bem claro e objetivo.
    O livro em questão não me fascina tanto a ponto de eu ler,mas valeu a dica.
    Abraço querida!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Li uma resenha desse mesmo livro na semana passada e fiquei cativada por ser algo tão... diferente. Sua resenha só aumentou minha vontade de comprovar se o livro é mesmo bom ou não.
    Parabéns pela resenha
    beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Gostei do seu blog, principalmente por não se ater apenas a livros de literatura estrangeira. Esse livro desse muito interessante, é necessário trazer a verdade brasileira para a literatura.

    Abraços!

    http://www.daniela-meucantinholiterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir