Resenha #49 - A Menina Que Roubava Livros





A Menina Que Roubava Livros
Autor: Markus Zusak
Editora: Intríseca
Número de Páginas: 494


Sinopse: Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em A Menina que Roubava Livros. Desde o início da vida de Liesel, na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência.

Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, O Manual do Coveiro. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.

E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar.

Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhecê-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.

Resenha: Eu já li este livro há muito muito tempo atrás, mas como eu vi que vão fazer uma adaptação para o cinema resolvi fazer a resenha dele para vocês, assim que sabe vocês leem ele primeiro e depois vejam no cinema.

Eu me apaixonei por este livro, no começo achei monotono, mas depois de alguns capítulos a história te prende. Não vou esquecer nunca do dia em que termnei de ler este livro, eu estava sentanda em uma parada de ônibus esperando que meu ônibus passasse para eu ir trabalhar, e neste meio tempo eu resolvi terminar de ler o livro já que eu estava ansiosa para saber como acabava. Lembro-me de virar cada página com ansiedade e a cada linha que lia segurava as lágrimas para não chorar na frende de desconhecidos. Só sei que no fim estava em prantos, mergulhada em lágrimas, segurando o livro entre os braços sem nem me importar com as pessoas ao redor me olhando com seu fosse uma louca.

A Meninda que roubava livros, é uma dessas histórias que nos transportam pra dentro do seu universo sem grande esforço. Nos afeiçoamos às personagens, compartilhamos seus medos, sonhos, e é tudo de forma muito natural. Zusak, fala do holocausto através da vida e da visão de Liesel e também com a contribuição da percepção da Morte. O autor faz isso com um texto simples, em uma sequência que torna a narrativa mais interessante e estimulante.

Eu me encantei pelo livro antes mesmo de começar a leitura. A frase da capa me chamou muito a atenção. Eu queria saber o que de tão importante a Morte tinha pra contar, e não me decepcionei. Ela me contou uma história incrível. Ela me fez rir com os momentos felizes que Liesel encontrava em meio a todo o caos em que estava o mundo. Ela me fez chorar, diante do horror que era a guerra. Eu chorei, com Liesel, compartilhei de sua tristeza frente as atrocidades cometidas pelo nazismo e que por vezes seguidas tinham impacto direto em sua vida. A cada página eu me apegava mais às personagens, mais admirava sua coragem e ousadia. 
Por fim, esse é um livro que eu super recomendo. Sinceramente seja qual for o seu estilo de leitura, acho difícil, você não gostar de A menina que roubava livros.

Vamos torcer para o filme ser tão bom quanto o livro.

14 comentários

  1. Nossa, você descreveu o livro de forma apaixonada, adorei! Sabe, esses livro há vários anos que eu tenho curiosidade para ler, mas sempre vai ficando pra depois, depois e depois. Quero também chorar, ri, me senti realista.

    Clicando Livros.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é uma história super tocante e acho muito difícil ler esta história sem se emocionar...
    A história de Liesel é realmente surpreendente !
    ganhei este livro em um amigo secreto e demorei um bom tempo p/ começar a ler... mais valeu a pena!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de histórias que se passam na Segunda Guerra Mundial. Já li O menino do pijama listrado e a história é muito marcante, imagino só eu lendo A menina que roubava livros, já que pelas resenhas que li, é um livro muito emocionante também e como sou muito chorona, tenho certeza que assim como você, lerei o livro com lágrimas nos olhos.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  4. Ameeeeeeeeei sua resenha. *-*
    Me sinto uma pessoal anormal por não ter lido esse livro ainda, depois dessa resenha colocarei como um dos próximos que preciso comprar. Não sei o que me atrai mais, o fato de ser na segunda guerra (as histórias costumam ser maravilhosas) ou por ser contado pela própria morte. *-*
    Beijoos!

    http://livrinhoseeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah essa trama é bem diferente e original.

    Comecei a lê-lo e não terminei, pois tive que devolver o livro a biblioteca da empresa que estava na época.

    Como agora tenho o meu exemplar, o lerei em breve, :)

    Espero que o filme não decepcione...

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li esse livro, decepção!
    Com essa resenha incrível e cativante, eu fiquei DOIDA para ler o livro, e chorar! Sim, gosto muito de chorar rsrs. Acho que vou colocar esse livro na lista na frente de todos os outros!
    Eu já disse que amei sua resenha? Sim, amei!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu li esse livro já tem um tempinho, a história é ótima e impossivel de se esquecer! Também me interessei demais, depois de ter lido aquela frase atrás do livro! É com toda certeza uma história emocionante e envolvente, as vezes me via ali junto com a Liesel! Adorei a sua resenha!!

    Beijos,Tahis.
    lovesbooksandcupcakes.blospot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece emocionante. Quero lê-lo a muito tempo, mas ainda não tive oportunidade. Só espero conseguir ler antes do filme ser lançado.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho até vergonha de dizer que não li esse livro. Todos falam super bem e agora que vai lançar o filme eu preciso realmente lê-lo! Espero ler logo!

    ResponderExcluir
  10. Adoro estudar a época do nazismo e se junto a isso vem entrelaçada uma história ai que fica melhor ainda.
    Deve ser um livro realmente maravilhoso e tocante.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada a todas pelos elogios *-*
    Não respondi antes porque peguei uma gripe e passei uns bons dias de cama :(

    Quem leu sabe como o livro é lindo e quem não leu corram e leiam antes do filme ser lançado, A menina que roubava livros é uma leitura que super vale a pena.

    ResponderExcluir
  12. Putz, eu li o livro sabendo o que ia acontecer com o menino, desde o começo, mas mesmo assim quando cheguei naquela parte já estava com o coração apertado. Nossa, é tão bem escrito, tão...real. Essa coisa de guerra, do abandono, amor juvenil...misturou tantas coisas leais nesse livro que não tem como não amar! Espero que o filme seja bom também, isso se não ferrarem tudo né...

    ResponderExcluir
  13. Sou louca pra ler esse livro desde que vi a capa em uma edição da Avon, e eu tenho muita vontade só que ainda não tive oportunidade, uma colega da minha sala ta lendo e disse que é muito bom e minha curiosidade aumentou ainda mais, eu preciso ler esse livro.

    ResponderExcluir
  14. Acredita que eu ainda não li o livro? Pois é, mas lerei ele ainda este ano, preciso dele urgentemente! Adorei saber que ele vai virar filme, tomara que o filme seja bom como o livro.

    ResponderExcluir