Livro x Filme: Harry Potter



         A série de livros de J.K Rowling é muito bem estruturada, assim como a série de filmes baseada na mesma. Contudo, as aventuras do bruxinho Harry Potter, que fizeram um grande sucesso nos dois formatos, não foge à regra de que "o livro é melhor que o filme". Os filmes, mesmo por causa da questão do tempo, perdem alguns detalhes interessantes e importantes. A cronologia do livro também é afetada, e por isso todo o enredo muda. Se para um enquadramento melhor, cabe aos expectadores formarem uma opinião própria.
         A questão da família (Harry mora com o tio e a tia), assim como outras, é mais aprofundada nos livros. A maior quantidade de detalhes e descrição, nesse caso, também contribui primorosamente para um desvio no enredo. Os sentimentos de Harry pelos tios é bem mais intenso nas obras de J.K, o que muda (ainda que ligeiramente) a formatação de seus personagens. Mudanças como essas são sutis, mas não passam despercebidas para quem analisa atentamente. Com isso, pode-se afirmar que existem dois Harrys: o dos livros e o dos filmes. Logo, não é uma questão de observar as diferenças que o processo de adaptação traz, mas as semelhanças entre um e outro, já que são essencialmente diferentes.

4 comentários

  1. Oi, gostei da sua postagem sobre HP.
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aos livros nada se compara, não é mesmo?
    Beijos,
    Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  3. Oi, essa postagem foi bem interessante! Eu gostei bastante dos filmes, mas os livros de HP são realmente bem melhores. Porém foram ótimas adaptações, a meu ver.

    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Thanks for the great post on your blog, it really gives me an insight on this topic.
    jennamarbles max break up

    ResponderExcluir