Entrevista Leila Rego


      (01)  Diga-me como surgiu a ideia de escrever ‘Pobre não tem sorte’?

Comecei a escrever o Pobre Não Tem Sorte sem o propósito de ele ser livro. Escrevia como forma de terapia, para aliviar a carga de estresse que tinha no trabalho... De um monte de rascunhos surgiu a Mariana, personagem central da série. Empolgada com a ideia, fui criando novas personagens, cenários, etc. Quando vi, meus rascunhos viraram um livro, mas sem ainda o propósito de ser lançado. Fiquei um ano amadurecendo a ideia de lançar. Se iria encarar o processo das editoras tradicionais ou se partiria para uma produção independente... Acabei optando pelo processo independente porque queria uma resposta rápida. Queria saber se ser escritora daria certo, para investir tempo e dedicação. Graças a Deus a resposta veio rápida com a ajuda da internet e dos blogs literários. A primeira edição foi lançada em 2009 – na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e em 2010 já tinha esgotado. Hoje ele está na segunda edição e com o segundo livro da série, também, lançado em 2010.
Ah! E em 2011 o Pobre Não Tem Sorte 2 – alguma coisa acontece no meu coração, ganhou o prêmio Codex de Outro como melhor chick-lit do ano. Demais, não é?

(02)  Qual foi sua maior dificuldade para publicá-lo? Como venceu os obstáculos?

A série PNTS foi publicada de forma independente, com uma editora que trabalha sob demanda. Logo, não senti dificuldade em publicar. O mais difícil é a divulgação e distribuição desses livros. Por isso, conto com os blogs literários na divulgação da série. =)
Já o Amigas (im)perfeitas, foi publicado pela editora Gutenberg e todo o processo foi muito tranquilo. Eles me atenderam (e continuam me atendendo) superbem, fizeram um excelente trabalho de diagramação, revisão e capa... Estou muito feliz em fazer parte do time de escritora do Grupo Editoral Autêntica.

 (03)   Cite-nos um trecho favorito.

“– Oi, estrela – disse com uma voz carregada de desejo. – Diz de uma vez o que você tem pra me contar.
– Nathan – fiz uma pausa proposital olhando fundo em seus olhos castanhos –, você perdeu.
– Engano seu – sussurrou me deixando paralisada pelo medo de ele se levantar e sair correndo para o seu quarto, para fechar mais uma torneira ou sei lá o quê. – Eu ganhei – disse colando a sua boca na minha. – Eu ganhei você.”

Amigas (im)perfeitas.

(04) Algum personagem tem alguma coisa de Leila Rego? Qual você mais se identifica?

Não costumo me basear em alguém especificamente para criar minhas personagens. Gosto muito de observar as pessoas, o comportamento que a sociedade nos impõe, o cotidiano... E, desta forma, vou criando as personagens. Sim, alguns têm um pouco de mim. E acho que seria impossível não ter. O Eduardo tem um pouco do meu romantismo, A Mariana tem um pouco da minha obsessão por organizar armários, a Nina, Manu e Pâmela (personagens do livro Amigas (im)perfeitas) tem o sentimento de amizade verdadeira que eu cultivo pelos meus amigos mais próximos...
A personagem que mais me identifico é com a Raquel - personagem do livro que estou terminando – e que estou torcendo para que seja publicado em breve. Raquel é o que eu gostaria de ser (risos). Ela é de uma nobreza, tem um coração bom, é desapegada das pessoas e das coisas materiais; leva tombos homéricos da vida, mas não fica plantada no chão, chorando pelo leite derramado... Enfim, espero que um dia vocês possam conhecê-la e me dizer se, também, se identificam com a Raquel ou não.

(04)  Fora a série ‘Pobre não tem sorte’ você já tem planos para novos livros?

Acabei de lançar o Amigas (im)perfeitas agora em agosto, na Bienal de São Paulo. Tenho pronto o meu quarto livro, o que mencionei acima. È um romance, mas não é tão engraçado quanto a série PNTS e o Amigas. Ele tem uma leve pitada de drama, mas segue com o meu estilo literário, que é o chick-lit. O livro está pronto, tem título provisório e tudo... Espero que, em breve, eu possa dar uma boa notícia para todos que acompanham o meu trabalho. Torçam aí por mim!

(05)  Cite-nos um autor ou autora que você admira.

Sempre que me pedem isso eu fico sem saber o que dizer. Não tenho um autor ou autora preferido. Gosto e admiro muitos autores, principalmente os nacionais, por que sei da luta que é escrever, publicar e conquistar leitores. Gosto de Marian Keyes, Jane Autes, J.K. Rowling, Tammy Luciano, Fernanda França, Patrícia Barbosa, Enderson Rafael, Ana Paula Bergamasso, e tantos outros, que seu citar o nome de todos não vai ter mais pra nada espaço no seu blog.

(06)  Como as pessoas podem adquirir seu livro?

Nas principais livrarias do país, nos sites dessas livrarias e também no meu site: www.leilarego.com.br/lojinha

(07)  Por fim,gostaria de deixar alguma mensagem para todos que estão lendo esse post e aos fãs da série ‘Pobre não tem sorte’?

Antes, gostaria de agradecer a oportunidade e o carinho de estar aqui conversando com seus seguidores e leitores. Obrigada sempre por lerem meus livros.  Escrever e perceber o bem que trago aos outros é uma realização maravilhosa.   Continuem apoiando os autores nacionais e me enviando notícias ao acabar de ler minhas obras.  Gosto muito de “escutar” o que vocês dizem. Um beijo no coração!

3 comentários

  1. Oi, flor!
    Passando para avisar que indiquei vc para um meme: http://migre.me/b37eV
    Depois me manda suas respostas, ok?
    Bjs,
    Joana - www.poderosasegirlies.com.br

    ResponderExcluir
  2. nossa que legal cara :) gostei muito
    quero um dia poder ler um livro dela ^^

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista Louise! Já li os livros da Leila Rego, Pobre Não Tem Sorte 1 e 2 e curti bastante. Beijo!

    ResponderExcluir