Não há dúvida alguma que tanto o livro escrito por Cecelia Ahern quanto o filme estrelado por Hilary Swank e Gerard Butler são lindos e tocantes. Mas há pequenos detalhes que os tornam lindos e tocantes de maneiras diferentes.
Por exemplo: a briga inicial do filme mostra como eles eram um casal problemático e mais cômico do que é colocado no livro. A Holly de Cecelia Ahern não tem muita oportunidade de mostrar isso melhor, já que a narração já se inicia após a morte de Gerry, e portanto o luto de Holly torna todas as lembranças (mesmo as das brigas) melancólicas, sem que haja um contato com a sensação vivida por ela no momento da briga real.
A relação entre Holly e Daniel, por outro lado é muito prejudicada no filme. Daniel se mostra um bobão que fala besteiras, e não o cara sutilmente engraçado e companheiro do livro.
Outr ponto que o filme deixa de lado são as questões familiares. A familia de Holly é grande, e a estória do livro gira em torno dela, e não somente de Holly. A mudança de Richard, e a cumplicidade que Holly troca com sua irmã são elementos cruciais do enredo que se perdem no filme. Ele foca no casal, apenas. Quando há muito mais a ser visto.
Holly, arrumando casinho no meio de uma viagem? Não. O filme é ótimo, cria seu próprio rumo, mas a verdade é que tudo se resume à sua evolução. As cartas de Gerry são um meio que ele criou para a amada seguir em frente com a vida, pois ele sabia que ela teria dificuldade. Por isso, como a própria Cecelia Ahern colocou: Holly fica obcecada com as lembranças do marido, teme o momento em que elas acabarão, pois ela terá que começar uma nova vida sem o seu apoio. Uma mulher dessas teria cabeça para se envolver com outro cara?
São grandes e pequenas as lacunas entre filme e livro. Cada uma com sua importância. Mas o fato é: essa é uma história de amor para ninguém colocar defeito.
Já li e assistir
ResponderExcluirMas prefiro muito mais o livro do que o filme
Algumas vezes o filme é bem mentiroso
Beijos
@pocketlibro
pocketlibro.blogspot.com.br
Adorei o post porque gostei de ambos, apesar de serem diferentes. Uma coisa que senti falta no livro foram as paisagens lindas da Irlanda, tal como a gente vê no filme.
ResponderExcluirBjs
LivroLab.blogspot.com
Só assisti e amei, minha amiga leu primeiro e acho o filme uma decepção :(
ResponderExcluirTe Meme para você la´no blog
http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/2013/01/meme-6.html
Oláá! Tudo bem com vocÊ?
ResponderExcluirEstou seguindo seu blog!!!
Belíssimo post!
Será sempre bom passar por aqui, gosto de apreciar as coisas que você escreve e seleciona com tanto cuidado.
É um grande prazer deixar meu comentário dizendo que adorei sua postagem!
Parabéns pelo que escreve, adoro seu cantinho!
Um grande beijo!
Até mais
;**
www.gabs-13.blogspot.com