Resenha #252 - Se Eu Ficar - Gayle Forman





Se Eu Ficar

Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 224


Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


Em um dia de neve, Mia e sua família decidem aproveitar que não precisam ir para escola ou para o trabalho e vão visitar alguns amigos e parentes. Tudo estava tranquilo e aparentemente este seria somente mais um dia de neve, mas de repente a vida de Mia vira de ponta cabeça e ela se vê fora do seu corpo e em meio a um acidente. Tudo parece irreal, mas aos poucos ela via percebendo que infelizmente tudo é bem real.

Durante 24 horas vamos acompanhar Mia e sua jornada pós acidente. Ela precisa decidir se fica e enfrenta uma vida totalmente diferente e cheia de sofrimento ou se vai embora e encontra a paz. Mais e se ela for embora, como a sua família vai lidar com essa perda? E se ela ficar, como ela vai lidar com toda a dor física e emocional?



Nessas 24 horas vamos conhecer a intimidade da Mia, a sua família, sua melhor amiga e o seu namorado. Vamos juntamente com a personagem principal revivendo os momentos importantes da sua vida até este momento e tentando compreender qual é a melhor escolha. Nenhuma das duas opões é fácil, pois cada uma delas é um tiro no escuro. Como leitor não há como não se colocar no lugar da Mia e se perguntar o que você faria.

Se Eu Ficar é o segundo livro da autora Gayle Forman que eu leio, o primeiro foi Eu Estive Aqui (resenha aqui) e o que pude perceber nessas leituras é que Gayle quer fazer o seu leitor pensar. Ela escreve sobre temas profundos e que levam os seus leitores a se colocarem no lugar do personagem principal. Essas características da autora me agradaram muito e eu pretendo ler outros livros dela.

Apesar de ser um drama, Se Eu Ficar assim como Eu Estive Aqui são livros que vão te emocionar e até te fazer lacrimejar, mas não é um livro que vai te emocionar profundamente. Os personagens do livro são lindos e não estou falando de beleza física, mas de beleza interna vocês entendem? Esse é o primeiro livro que me deixou apaixonada por todos os personagens? Eles tão fofos e tão humanos que eu queria colocar todos no bolso e levar para a vida.

Quando eu terminei de ler este livro tudo o que eu conseguir pensar é que eu não desejaria nunca estar no lugar da Mia, pois eu sinceramente não saberia o que escolher e nem saberia lidar com tudo o que aconteceu.

Esse livro tem continuação e é o livro Para Onde Ela Foi?, que eu já tenho e pretendo ler em breve.

Espero que vocês tenham gostado da resenha, pois tentei falar sobre o livro, sobre o que senti lendo o livro e ainda assim não soltar nenhum spoiler.

12 comentários

  1. Oi, Ana! Adorei sua resenha, mas não posso dizer o mesmo sobre a história. Não cheguei a ler o livro, então minhas impressões são somente sobre o filme... Ou seja, me avise se eu estiver errada!
    Embora a história seja realmente tocante, ela não apresenta nada de inovador. Mas isso nem me incomoda, o que me irritou mesmo foi a construção dos personagens secundários, como o namorado, os pais e o irmâozinho. Por que é todo mundo tão perfeito? Por que antes do acidente não tem nem uma briga, somente quando a menina dá uma de mimada e então os pais são suuuuper compreensivos e perfeitos, assim como o irmão? É um menino de uns 7 anos de idade, e ele sequer implica com a irmã! Sério, isso não existe no mundo real. Perdeu a credibilidade pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana!
    Confesso que depois que assisti o filme, não tenho vontade de ler o livro. Mas gostei bastante da história e é linda demais! Espero que aproveite a leitura do segundo livro. Adorei sua resenha.
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha! Li Se Eu Ficar e gostei bastante, a escrita de Gayle é muito envolvente e ela sabe como colocar o drama na medida certa, fazendo seu leitor se encantar e emocionar com seus personagens. Ainda pretendo ler a continuação e espero que a leitura do segundo livro seja gratificante para você!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Ainda não li nada da autora e também não vi o filme de Se eu ficar, mas sempre que leio uma resenha do livro fico com vontade de conhecer a história. Gosto de enredos que nos fazem pensar e nos colocar no lugar do personagem, realmente é uma decisão impossível de tomar a da Mia e eu gostaria de saber o que ela decidiu fazer, acho que só lendo mesmo, né?! Nossa, você curtiu todos os personagens? Isso nunca aconteceu comigo, sempre tem um ou outro que me irrita!! Rsss!

    Beijos,
    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ola Ana eu amo esse livro, adoro o carga emocional desse, todos os medos e dores da protagonista chegaram a mim, com emoção, confesso que fiquei bem emocionada com esse livro, adorei a escrita da autora. Mas me decepcionei demais com a continuação. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Ana, tudo bom?
    Gostei muito desse livro, principalmente porque já tinha assistido ao filme antes. Realmente o livro tem muita emoção, mas a meu ver a protagonista não conseguiu passar essa emoção e por isso preferi a versão cinematográfica. Apesar disso, curti o romance e o Adam.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é uma graça neh?! Eu chorei no momento em que o irmão dela falece sabe e de fato ela fica sozinha e como única sobrevivente. Deve ser muito difícil escolher entre continuar viva e a partir quando parte das pessoas que amamos se foram.
    Sua resenha me fez recordar muito as emoções que senti ao ler esse livro..
    Já li Para onde ela foi, tenho certeza que vai gostar também.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  8. Oiiie
    Eu adorei o livro e quero ler todos os outros da autora pois realmente são dramas muito gostosos e me emocionam muito, adorei sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti o filme e já chorei muito.... Imagina se eu ler como vai ser?
    A escolha dela deve ter sido difícil, também não sei o que eu faria no lugar dela!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol, esse é o livro que divide opiniões, eu amei o filme mas não li o livro, dizem por ai que o namorado esqueci o nome não é tão fofinho no livro como se mostrou no filme, ainda não li esse livro apesar de tê-lo mas quero tirar minhas conclusões. Bjkas

    ResponderExcluir
  11. oi, tudo bem?
    eu não tive coragem de ler o livro. Cai na bobeira de ver o filme primeiro e detestei a protagonista. Já me falaram que o livro é mais profundo, e pela sua resenha dá pra ver que o foco não é unicamente no casal, como foi no filme, mas ainda assim, não tive vontade de ler.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi ana tudo bom ? Nossa queria muito ler o livro, mas fiz a bobagem de ver o filme primeiro. Vou ler o livro ainda mesmo assim e espero tirar as minhas experiências com ele. Parabéns pela resenha , ficou muito boa ! :)
    bjs
    https://wonderbookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir