30 novembro 2015

Resenha #249 - O Vilarejo - Raphael Montes




O Vilarejo

Autor: Raphael Montes
Editora: Suma das Letras
Número de Páginas: 96


Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.

As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.


O Vilarejo é o segundo livro do autor Raphael Montes que eu leio, o primeiro foi Dias Perfeitos (resenha aqui), que eu adorei.

O Vilarejo é um livro formado por sete contos, cada conto fala sobre um demônio e cada demônio representa um pecado capital. Cada conto também fala sobre um determinado morador deste tal Vilarejo que parece que foi amaldiçoado e esquecido no mundo.



O que eu posso dizer sobre cada um desses contos é que eles são igualmente terríveis e perturbadores. Acho que nunca li nada que me fizesse sentir tanta agonia. Cada conto retrata o pior do ser humano. Não existe uma maneira de eu contar um pouco sobre cada conto sem soltar um spoiler ou contar o elo de ligação entre as sete histórias e acabar com a graça do livro.  Só posso dizer que se você gosta de histórias de terror, gosta daquelas histórias de acampamento que fazem você ficar acordado na barraca morrendo de medo de cada barulhinho que escuta então esse é o livro para você.

As histórias são assustadoras, mas ao mesmo tempo reais, pois você sabe que cada um desses sete contos poderia muito bem ser uma história real e acho que isso é o que mais me assusta. Sabe quando você assiste um filme de terror baseado em fatos reais e depois fica pensando “porque eu fiz isso?”.

Essa é a sensação de ler este livro. E o final do livro? O final é assustado e eu fiquei relutante em olhar a imagem, mas mesmo assim olhei porque sou curiosa e fiquei de boca aberta e com medo. Só digo mais uma coisa: Não sei se quero descobrir se esse livro é real ou ficção.

De acordo com o autor ele não é realmente o autor e sim apenas o tradutor. Segundo Raphael ele ganhou esses sete contos de um amigo e ninguém mais quis traduzir. Eu estava sem internet enquanto lia o livro e enquanto faço essa resenha então não consegui pesquisar se essa história é verdadeira ou só um charme para o livro, mas eu sei que você assim como eu vão preferir acreditar que esses contos são apenas ficção.

9 comentários:

  1. eu acho a capa desse livro muito foda, sem contar que amo histórias de terror, e a premissa dos contos me despertou a atenção...

    assim que puder, lerei :D

    ResponderExcluir
  2. Ola Ana lindona eu adoro essa capa e as ilustrações do livro são muito bem trabalhadas, confesso que terror não é meu gênero favorito mas gosto de contos por sua intensidade, por isso irei ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa gente, estou louca para lwr um livro que desperte medo como esse. Muito bacana o cara explorar os sete pecados capitais em contos e colocar que cada um deles é um demônio. A capa em si já è assustadora! Super quero esse livro!
    Abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Oi! ^^
    Como falar de um livro que eu ainda não li, mas já está praticamente na minha lista de favoritos?? Adorei a premissa, sua resenha, me interessei muito por tudo. Vou correr agora pra ver se encontro ele!!

    Beijos;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana, O vilarejo foi o primeiro livro que li do Rapha Montes e gostei muito da dinâmica de contos que ele traz, que mostram como as pessoas podem ser cruéis e destrutíveis. Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Olááá
    Sou louca para ler todos do autor pois só ouço elogios e são gêneros que curto, esse é bem fininho e rápido né? haha sua resenha ficou ótimo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, eu também conheci a escrita do Raphael através de Dias Perfeitos e fiquei vidrada na escrita do autor. Ainda não li O Vilarejo, mas pelo que vejo os contos são assustadores e muito bem escritos, mal posso esperar para ler também. Espero não ficar tão assustada quanto você, rs... Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, tudo bom?
    Já li um livro do autor e gostei bastante. Só desanimei com O Vilarejo porque sou medrosa demais para um livro de terror. Gosto de contos, mas nesse caso eu morreria de medo.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana! Foi o primeiro livro do autor que li e adorei. Ele sabe criar uma história envolvente. Espero ler outras obras dele em breve.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir