09 agosto 2015

Resenha #238: Atemporal - Rodrigo Mendes




Atemporal
E se  o que você fizer no futuro afetar o passado?

Autor: Rodrigo Mendes
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 238

Sinopse: Ano de 2023. Lucas, um jovem policial, encontra evidências de um crime não solucionado, e que foi cometido em 1983. O caso contém ligações com seu pai, um policial aposentado que se culpa desde então por não ter impedido tal homicídio que o marcou para a vida toda. Disposto a desvendar o mistério e levar o assassino à Justiça, o jovem policial embarca em uma corrida contra o tempo, e, mesmo sofrendo ameaças, segue com a investigação obtendo também a ajuda de um misterioso informante. Paralelo a isso, ele acaba tendo acesso a uma poderosa descoberta científica: a invenção de uma máquina do tempo que pode estar sendo usada por uma empresa para fins ilícitos. Porém, envolver-se nesse intrincado caso pode resultar mudanças inimagináveis na vida de Lucas e na de todos ao seu redor.


Oi leitores, tudo bem? Espero que sim.

Atemporal inicia-se em 25 de fevereiro de 1983, onde somos apresentados a André Garcia e Henrique mais conhecido como Rico, eles são parceiros e investigadores da Polícia de São Paulo. André e Rico estão investigando a entrada do Craque no Brasil, pois naquela época essa droga estava começando a ficar famosa. 

Um dia ao sair do trabalho para ir para sua casa, André é sequestrado e morto, um crime que nunca foi resolvido e pode alterar a vida de muitas pessoas.

Paralelamente, somos apresentados a Lucas, no ano de 2023. Ele é um investigador da 231ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e Tráfico de Drogas. O caso do sequestro/homicídio do investigador André é de seu interesse pessoal, pois seu pai é o Rico, parceiro de André e quando uma nova prova surge ele vê uma oportunidade de finalmente concluir o caso e descobrir o que realmente aconteceu com o falecido parceiro de seu pai. 

A nova pista que apareceu é um placa de metal que foi encontrada na cena do crime, mas existe um mistério referente a esta placa, pois sua data de fabricação é do ano de 2023, então resta a dúvida, como uma placa fabricada em 2023 foi parar no ano de 1983?

Durante a história conhecemos melhor a família de Lucas, com Rico seu pai, um policial aposentado que não consegue conviver com a tecnologia, acha tudo exagerado e preferia as coisas como eram no passado, vive ressentido por não ter resolvido o crime do seu melhor amigo André, suas irmãs gêmeas Nathaly e Stephany, as supermodelos e a sua falecia mãe que eu já imaginava quem era desde de o início do livro. 

Lucas é um protagonista que encanta, ele é inteligente, esforçado e ama muito a sua família e faria qualquer coisa por eles. Ele tem uma personalidade tão forte que é engraçado ver como ele pode ser tímido quando o assunto é relacionado a sua vida pessoal.

Contudo, apesar de gostar muito do Lucas, o meu personagem favorito foi o André. Logo no início do livro eu me encantei com o personagem e pelo drama que ele passou. Me vi torcendo por ele mesmo depois de morto e queria que algo acontecesse para mudar isso, pois como se trata de literatura então tudo pode acontecer.

Rodrigo Mendes escreveu um excelente livro de investigação policial, repleto de mistérios e de histórias que vão deixar todo mundo curioso. Acho que por ter a imaginação muito fértil, quando eu descobri que existia uma história no passado de André e Rico envolvendo uma mulher eu meio que descobri tudo o que aconteceria. Mais mesmo já tendo adivinhado o que aconteceria no livro a história não perdeu a graça, pois eu entendi o que aconteceria, mas não sabia exatamente como e também não sabia o que significava aquela tal placa que falei no começo da resenha então precisa ler tudo para entender essas coisas.

Confesso que apesar do final surpreendente e cheio de emoção, eu fiquei bem triste, pois eu torcia por um personagem que já estava fadado a um destino. Também não concordei com umas atitudes de que Lucas tomou no final do livro. É aquela situação, eu compreendo mais não aceito. 

Quero deixar bem claro que eu não estou dizendo que o livro não é bom, muito pelo contrário, o livro é excelente. A história tem uma narrativa dinâmica e prende o leitor até você acabar a última página. Vocês não vão querer largar o livro por nada. Porém, o que eu não gostei foram as atitudes do Lucas e o destino do meu personagem favorito. Mais isso é uma questão pessoal minha, portanto, leiam o livro e me contem o que vocês acharam.

9 comentários:

  1. Olá!
    Sempre vejo esse livro baratinho na saraiva, mas nunca o compro. Ao ler sua resenha fiquei interessada.
    Vou procurá-lo =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Adorei a resenha e tbm conhecer esse livro que eu nem sabia que existia hahahaha. Adoro livros com enredo misteriosos, a questão da placa já me deixou bem curiosa rs. Pretendo ler mais pra frente, bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olaa
    Poxa, que bom que curtiu o livro apesr de certos pontos, deve ser bem interessante, ótima dica pra quem curte o gênero. Fiquei curiosa pela leitura.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  4. Ola adorei a premissa do livro e o fato do autor prender a atenção com suspense e uma dose de romance já me ganhou, o crime cometido muitos anos antes que me deixou curiosa qual o fato de fez reabrir o caso. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante do livro quando li ano passado!
    Também gostei do André ahahaha!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  6. Ah, é frustrante quando a gente torce pra um personagem e as coisas não acontecem exatamente como a gente queria né, mas faz parte, e muitas vezes é até surpreendente.
    Já li outra resenha desse livro, mas não tinha encontrado pontos interessantes, mas depois que li essa resenha, tive outra impressão.
    Gosto de mistério e uma boa investigação, e agora preciso saber se vou aceitar melhor esse desfecho e as atitudes de Lucas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, tudo bom?
    Adorei a dica desse romance policial nacional, um gênero que eu gosto bastante por ser bem instigante. Achei a premissa diferente e não conhecia o livro ainda. A única coisa que me deixou com o pé atrás foi o final do livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas adoro livros policiais e fiquei bastante interessada pela história. É uma pena que mesmo o livro sendo muito bom o final não tenha correspondido aos seus desejos :( As vezes também fico torcendo para algo acontecer e fico decepcionada quando não acontece.
    Vou adicionar na minha lista de futuras leituras.

    Beijos,,
    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir