Oi leitores, tudo bem? Espero que sim.
Esta semana alguns booktubers e blogueiros uniram-se em uma campanha muito importante. O objetivo desta campanha é falar sobre o bullying e a Editora Valentina que é uma das editoras parceiras neste projeto incrível resolveu falar não só do bullying, mas também falar sobre o abuso.
Não usaremos apenas essa semana, mas o mês de agosto inteiro para falar sobre esse tema, vamos discutir e debater sobre abuso. As pessoas que já passaram por isso e que sintam-se confortáveis para trocar experiências e dizer como passar por essa situação e superar.
Vamos aproveitar esse projeto incrível e vamos discutir esses assuntos tão importantes nas redes sociais, trocar experiências e quem sabe até visualizar formas de ajudar pessoas que sofreram algum tipo de abuso. Vocês podem pensar que esse projeto é uma gota no de água no oceano, mas de gota em gota vamos mudando o mundo.
Eu tenho como exemplo o meu trabalho de conclusão de curso da faculdade, onde falei sobre as falhas da Lei Maria da Penha quando colocada em prática aqui na minha cidade, quando fiz o esse TCC era com o objetivo de ajudar as vítimas desse tipo de violência e mesmo eu sento apenas uma pessoa dentre tantas outras o Ministério Público e a Prefeitura viram as falhas na aplicação desta Lei e fizeram melhorias. Acabou a violência doméstica? Não acabou, mas pelo menos agora existem redes de atendimento especializadas para as vitimas e uma patrulha para confirmar o cumprimento das medidas protetivas por aqui.
Então vamos arregaçar as mangas e falar bastante sobre bullying e abuso para confortar e ajudar quem precisa. Vamos informar as pessoas sobre esses crimes, pois informação é poder! E infelizmente muita gente não sabe os seus direitos e quando as pessoas não sabem ao que tem direito elas não sabem pelo que lutar.
Para saber mais sobre o projeto dos Booktuber é só clicar aqui.
Não deixem de conferir esse projeto, existe até uma coluna para o Desabafo e vários vídeos sobre o tema.
Confiram também alguns tipos de abuso:
Existem várias formas de abuso e nenhuma deve ficar impune.
Uma forma de denunciar é através do mapa colaborativo do Think Olga: http://thinkolga.com/mapa/
Caso precise de ajuda, você pode procurar:
Disque 180
(Central de Atendimento à Mulher)
Quem pratica o abuso nem sempre é um monstro em um beco escuro. Ele pode estar do seu lado. E não é porque é seu amigo/namorado/marido que ele não cometeu o abuso.
Algumas pessoas pensam que se a vítima não resistiu, não conta como abuso. Isso não é verdade. Qualquer ato sexual indesejado é abuso. Ainda que a vítima goste do sexo de alguma forma, se ela é pressionada a realizar o ato, é abuso sexual. Às vezes resistir fisicamente pode fazer com que a vítima corra o risco de sofrer mais abuso sexual ou físico.Esses são apenas alguns exemplos, mas infelizmente existem muitos outros e a Editora Valentina tem feito um trabalho lindo divulgando durante esse mês vários exemplos. Vale a pena acompanhar.
Cada blogueiro/booktuber que está organizando esse projeto, escolheu falar sobre um livro que fale sobre o tema e a escolha da blogueira Lau Pacheco do blog Ânsia na Fala foi o livro Fale! da Editora Valentina.
Sinopse: Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?
Aqui está a resenha que a Lau fez do livro:
Conheça o projeto antibullying mais eficaz do país, eleito pela imprensa e educadores. Temos livro e CD do projeto.
ResponderExcluirciaatoresdemar.com
Achei fantástica a postura da editora, e a sua tbm em apresentar esse TCC e conseguir a devida atenção.
ResponderExcluirCom certeza é um tema que precisa mais que tudo ser discutido!
http://tedioescritor.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirÓtima campanha, muito importante nos dias de hoje!
Fiquei interessada pelo livro Fale!, vou procurá-lo!
Beijos!
Olá!
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar sobre a campanha e achei demais!
Muito bacana ver todo mundo se mobilizar por uma causa tão importante.
Não só a campanha, como o livro me interessaram bastante!
Beijos.
Li
Literalizando Sonhos
Olá,
ResponderExcluirAcho bastante impressionante as campanhas de conscientização da editora Valentina, e o livro Fale! dela que aborda esse tema, como você disse podemos ser somente uma unica pessoa, mas se todo mundo pensar as coisas nunca iram para frente, se não tentarmos.
Coisas de Mineira
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirMuito boa a iniciativa da editora e dos booktubers. Levantarem temas pertinentes a nossa realidade. Tenho vontade de ler esse livro, já li boas resenhas. Mas ainda não tive a oportunidade. Beijos!
Olá... eu achei essa iniciativa fantástica... e apesar de ficar revoltada com esse tipo de situação, me considero uma leiga sobre o assunto, sei dele bem superficial e claro que desde que comecei a acompanhar a campanha descobri muitas coisas que não tinha conhecimento, o que foi muito bom, porque posso levar a informação e até ajudar a quem precisa... fico revoltada quando as vítimas são tidas como culpadas.. isso não pode acontecer... as pessoas precisam falar... Xero!
ResponderExcluirOie, tudo bom?
ResponderExcluirEu acho incrível esse movimento da Valentina contra os tipos de abuso. Precisamos disseminar essas boas ideias para que isso não aconteça com mais ninguém. Para mim o mais difícil é o bullying, que ainda é muito ignorado pelas escolas.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEsse movimento contra abuso é incrível. Em uma época em que se acredita que não existem mais abusos e discriminações, é cada vez mais importante abordar o e tema e mostra que existem sim! Muitas pessoas não sabem como pedir ajuda, como denunciar, e movimentos assim ajudam.
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/