Resenha #233 - Um Mais Um

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Espero que sim.




Um Mais Um

Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 320


Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno prodígio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá? Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de veraneio por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio. Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário. 


Eu li Como Eu Era Antes de Você da Jojo Moyes e a ressaca literária foi tão grande que nunca mais li nada da autora. Depois de ler algumas resenhas positivas sobre Um Mais Um, o novo livro da autora publicado pela editora Intrínseca eu resolvi dar uma chance e me arriscar a ler mais um livro dela.

E felizmente eu não me arrependi.

Um Mais Um conta a história paralelas de duas pessoas que inicialmente são desconhecidas. Jess Thomas tinha muitos sonhos, mas em sua juventude imprudente acabou fazendo escolhas que mudaram o rumo da sua vida, agora Jess é uma faxineira, com dois filhos e um cachorro. Desde que seu marido abandonou a família ela é a única provedora e faz de tudo para sustentar seus filhos e cachorro. Ela gostaria de poder sonhar com uma vida melhor para todos eles, mas seus sonhos morreram há muito tempo.

Em paralelo conhecemos a história de Ed Nicholls, um homem que é considerado um gênio da computação, mas quando se trata de mulheres, relacionamentos e sua própria família ele não tem nada de genial. Tentando se livrar da sua nova "namorada" Ed acaba se metendo em uma confusão de proporções gigantescas e para que sua empresa não afunde os seus advogados recomendam que ele suma de vista por um tempo e por isso ele decide se refugir na sua casa de praia. E é nessa casa de praia que Ed e Jess finalmente se encontram e acabam com as suas vidas entrelaçadas.

Jess e Ed são personagens bem reais. A história que a Jojo conta neste livro poderia muito bem ser a biografia de muita gente por aí e isso foi uma das coisas que me encantou neste livro. Este livro nem de longe é tão emocional quanto Como Eu Era Antes de Você, mas também possui sua carga emocional e conseguiu me fazer chorar um pouco. 

O que eu percebi com este livro é que a Jojo Moyes gosta de escrever livros para fazer com que seus leitores reflitam, pois pelo menos eu quando concluí a leitura de dois dos seus livros parei e refleti sobre a mensagem que o livro passava. Um Mais Um tem uma história que pode ser considerada por muitos um pouco triste, mas ao mesmo tempo também é uma história de superação, de esperança e de resiliência.

Não tem como deixar de recomendar a leitura, eu demorei a ler por medo do que eu iria encontrar, mas pude ver que Jojo também sabe escrever histórias que não vão deixar um buraco no meu coração, porém ainda vou ter cuidado quanto as suas outras histórias, pois parecem bem tristes e estou fugindo de ressacas literárias.

10 comentários

  1. Amo Jojo!
    Me diverti super com essa história, foi como viajar com eles no carro!
    Concordo com vc, sempre são temas de reflexão.
    Adorei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Sou até um pouco suspeita para falar da autora, porque sou fã. Mas, acho bem interessante a premissa desse livro e não vejo a hora de lê-lo. Adorei a resenha!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada de autora, mas já gostei dela por escrever livros que causam reflexões. Que bom que apesar de não ter tanta carga emocional quanto o outro que você leu, ele também conseguiu te emocionar. Eu, particularmente, acho que vou preferir Como eu era antes de você, já que tenho uma queda por histórias bem tristes, rs, mas quero ler esse também.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Olaaa
    Estou louca pelo livro pois adoro a autora, o enredo é ótimo e só ouvi elogios, assim como a sua resenha. Espero ler em breve.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  5. Olá... tudo bem??
    Nossa vejo muitos leitores falando que a autora escreve com uma carga emocional muito forte e intensa... e vejo também muitos elogios e algumas controvérsias. Os livros dela não fazem meu estilo de leitura... se eu tivesse que escolher qual livro dela para sair de minha zona de conforto, seria esse... que parece ser com menos carga emocional, mas que pode trazer grandes reflexões... xero!!

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Li 2 da Jojo. A Última Carta de Amor achei meio chocho o final. Foi tudo indo bem, mas o desfecho acabou muito corrido, senti que ficaram faltando páginas. Como eu era antes de você me deu tanta raiva que não consegui nem chorar. Até refleti depois da leitura, mas definitivamente não adorei.
    Um Mais Um não li ainda, mas minha amiga falou tão bem que entrou pra lista de desejados. Gosto da premissa dele e achei a capa bem clean e fofa.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oiiii, tudo bem?
    Eu nunca li nada da Jojo, mas morro de vontade. Mas e o medo de ler Como eu era antes de você?? To chegando a conclusão que talvez Um mais um seja uma boa opção para começar, por ele não ser tão denso quanto o outro.
    Gosto de livros que trazem histórias reais, possíveis, nos aproxima mais dos personagens.
    Adorei a resenha, e pretendo ler em breve (tentar conseguir no skoob, pq to gastando demais, kkk)
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Parabéns pela resenha! Adorei :) Eu não me dei muito bem com a sinopse do livro, mas depois da sua resenha, parece ser ótimo! Darei uma chance ao livro.
    Beijos
    Nathália

    ResponderExcluir
  9. Oi Lindona, tudo bom?

    Ainda não li nada da autora, mas só leio resenhas positivas. Morro de vontade. Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro (pelo que me lembro), mas fiquei com vontade de lê-lo. Adorei a resenha! Parabéns, muito bem escrita. Livros com histórias reais são tudo de bom!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana...
    As opiniões deste livro são bem divididas, mas mesmo assim eu quero ler.
    Ao contrário de você eu não li nada da autora ainda. Não tenho problemas com tramas muito tristes, a não ser que um cachorro morra ou algo assim rs
    Leria sem dúvidas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir