Resenha #198 - Corações Feridos






Corações Feridos

Autora: Louisa Reid
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 256

Onde Comprar: Submarino / Saraiva




Oi, tudo bem com vocês?

Quando eu comentei no grupo da maratona literária que pretendia ler este livro me disseram para me preparar para chorar, fiquei com medo, pois não queria entrar em ressaca literária, mas me arrisquei e comecei a ler.

Não posso dizer que não me avisaram, a verdade é que eu chorei muito lendo esse livro, em alguns momentos eu nem conseguia ler, pois já imaginava o que ia acontece ou o que a personagem ia contar e isso me deixava nervosa e horrorizada. Esse é um livro triste, muito triste mesmo e forte, muito forte, mas ao mesmo tempo é maravilhoso.

Em Corações Feridos vamos conhecer a história das irmãs Hephzibah e Rebecca, que são gêmeas, mas enquanto Hephzi nasceu linda, Rebecca nasceu com a Síndrome de Treacher (a mesma do Gus, de Extraordino: resenha), tendo assim o seu rosto deformado. Porém, ao contrário de Gus que era bem tratado pelos pais e as vezes até superprotegido, Rebecca era tratada com um monstro, uma aberração e constantemente era xingada.

As duas irmãs foram criadas longe do mundo por seus pais religiosos fanáticos que as ensinaram que tudo era pecado e que tudo corrompe, mas aos 15 anos elas conseguiram o direito de ir para uma escola normal e é assim que a vida das duas muda para sempre.

Em casa Reb e Hephzi sofrem abusos dos pais e tudo o que elas querem é fugir, então ir para escola e a primeira grande oportunidade que elas encontram de sair daquele inferno conhecido como lar. Enquanto Hephzi espera escapar de casa através de um garoto, Reb pretende escapar através dos estudos.

Gravei o dia de hoje em minha memória como mais um dia negro, e está lá, uma dura história inscrita em meu coração. As histórias que tenho escondidas dentro de mim; se você pudesse abrir-me, leria a verdade. Olhe para dentro, retire a pele, a carne e os ossos e encontrará uma biblioteca de sofrimentos. Pág 12

Eu tentei compreender Hephzi, algumas vezes consegui e até a achei forte e corajosa, mas na maioria das vezes ela era egoísta. Ela queria fugir e já tinha um plano, mas sua irmã não estava nos seus planos e ela sempre a deixava de lado quando queria e depois quando achava necessário se aproximava novamente. Ela não se importaria em deixar Reb para trás contanto que ela conseguisse ir o mais longe possível.

Reb, ao contrário, já me encantou desde o começo do livro, pois apesar de pensar ser fraca e demonstrar fraqueza na verdade ela era a mais forte. Era sempre ela que sofria mais, que aguentava mais e que se dispunha a levar a pior em favor da irmã. Para ela a irmã sempre estava à frente, sempre a protegida e muitas vezes parecia que ela era a irmã mais velha ao invés de uma gêmea. Quando ela pensava em fugir sempre tinha Hephzi nos seus planos.

Quanto aos pais das duas eu nem sei o que falar sobre eles sem contar spoiler, mas o que eu posso dizer é que eles são horríveis e o que me deixa mais triste é saber que existe pessoas assim na vida real e que até a história dessas gêmeas poderia muito bem ser uma não-ficção.

Talvez eu pudesse gritar, mas sabia que ninguém escutaria. As paredes eram grossas, pesadas e silenciosas. Pág 201

Corações Feridos abordou muitos temas tristes e me fez ver o quanto uma família pode parecer perfeita aos olhos da sociedade, mas a verdade ser totalmente o contrário. Também percebi que muitas vezes vemos coisas horríveis acontecendo com crianças, mas deixamos para lá por que não é da nossa conta, mas gente é da nossa conta sim! Se uma criança sofre maus tratos e você sabe disso e deixa pra lá você é conivente, talvez você seja a única esperança para essa criança.

Eu tenho tanto para falar, tanto sobre o que contar do livro, mas se eu começar a falar de todos os personagens secundários além de soltar muitos spoilers a resenha vai ficar enorme, por isso, em resumo este livro é como eu disse anteriormente, triste e forte, mas ao mesmo tempo maravilho, com um final que eu não previa, pois não acreditava que aquilo poderia de fato acontecer.


Espero que vocês possam ler este livro e apreciar tanto quanto eu.




Essa foi a minha segunda leitura da Maratona Literária  #EuTôDeFérias:


20 comentários

  1. Não conhecia esse livro, mas me parece ser bem interessante. E, se ele for realmente bom, não me importo de chorar um pouquinho. E fato de ter essa crítica sobre as famílias que vivem de aparência me entusiasma ainda mais a ler a obra.
    Dica mais do que anotada.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  2. eu já tinha escutado falar desse livro, não sei o pq mais não gosto muito de livros que tenham doença, sofro tanto

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Que resenha cativante! Realmente conseguiu me prender. Adorei saber um pouco mais da história dessas gêmeas, me parece um livro bem interessante embora nunca tenho ouvido falar.
    Gosto de histórias que me façam sentir grandes emoções a ponto de chorar, olha que talvez até me embarque nessa! kkkk
    Amei o blog.
    beijos,
    Aly

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro além da capa, porém sabendo de mais detalhes já fiquei bastante interessada, mesmo sendo forte. A Reb parece ser uma personagem cativante, vou anotá-lo na minha lista de próximas compras. Adorei a resenha!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!
    Pelo jeito o livro te tocou mesmo! Eu ainda não li e não sabia muito sobre a história dele, mas fiquei interessada!
    É tão chato quando a gente quer escrever um monte na resenha, mas não pode porque vai acabar falando spoiler né?

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Já tinha lido comentários maravilhosos sobre esse livro e agora minha vontade de ler apenas aumentou!
    Adoro quando o autor consegue chocar o leitor e deixar a gente apreensivo, rsrs. Adoreeeei a resenha.
    Um beijo <3

    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Li o livro há um tempinho, já. É extremamente pesado e melancólico. A história das irmãs é verdadeiramente, muito triste. O pai delas é louco. Só espero que não seja um ataque aos religiosos. Muitas vezes, é isso que o mundo quer passar, sem ao menos conhecer muitos dos religiosos saudáveis, achando que tudo é fanatismo.

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ai, faz tempo que quero ler esse livro. A capa é maravilhosa e pelo enredo, sei que vou amar. Sua resenha só veio reafirmar a minha vontade de ler ele. Sei bem como é quando adoramos um livro e queremos falar o quanto ele é bom mas não podemos para não soltar spoilers heheh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Sério, até hoje TODAS as resenhas e postagens foram comentários positivos desse livro... Tenho que ter na estante.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana! ^^
    Já encontrei esse Livro a venda e quase comprei, mas o fato de saber que era uma história forte e que causaria muitas lágrimas me fez desistir! Sou muito chorona já naturalmente!!! Choro até em finais de sagas, então costumo ter cuidado para comprar Livros que tratem de temas fortes como esse!
    Ótima resenha!!!! Já consegui sentir o quanto esse Livro vai me tocar quando eu tiver coragem de comprar ele e ler!
    Beijos e até! ^^
    Sou do Blog:
    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Ana! Já li Corações Feridos e curti bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Oi ,
    Tudo bom?
    Meu nome é Raquel Machado sou autora do livro Vingança Mortal. Te encontrei lá no blog da Rízia e vi que você se interessou pelo meu livro, gostaria de te convidar a conhecer um pouquinho mais sobre a história e se tiver interesse ainda estou com parcerias abertas, basta me enviar um e-mail "raquel.machado2014@yahoo.com.br".
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  13. Oie! Quase comprei esse livro uma vez, espero conseguir ler ele em breve!
    bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/12/o-verdadeiro-poder.html

    ResponderExcluir
  14. Não tinha vontade nenhuma de ler o livro, mas ai começaram as resenhas e hoje morro de vontade de ler, sua resenha esta otima e já me imagino chorando, porque sou uma manteiga mole kk
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Parece ótimo, mas me deu a impressão de ser realmente triste, adoro o tem ade gêmeas desde que eu vi a usurpadora kkk

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
  16. Fiquei bem satisfeita ao ver a resenha desse livro por aqui. Ganhei-o recentemente e li poucas opiniões a respeito dele, mas as que li diziam a mesma coisa, que o livro tem uma temática forte e que é bem emocionante. No momento não é o tipo de leitura que procuro, mas com certeza lerei. Parece ser um livro que transmite ao leitor uma boa mensagem, bem reflexiva, e isso é no mínimo ótimo numa leitura.

    ResponderExcluir
  17. Parece ser uma ótima história, fiquei bem curiosa!

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Aiiiii, que bom que gostou, fico feliz...esse livro é um dos meus megas favoritos desse ano, apesar de triste, ele me cativou demais da conta, queria a todo momento fazer algo pelas meninas, principalmente pela Reb.

    Amei demais esse livro e indico pra todo mundo.

    Sua resenha ficou ótima.


    bjs

    https://ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oiee

    Meuuu quero muito ler esse livro, juro que se estivesse agora na minha mãe ia pegar ele para ler pois esse mês estou bem rebelde e lendo livros que eu quero ao invès das parcerias rsrssr ainda vou ler esse ano com certeza!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu ja tinha lido varias resenhas desse livro e cada vez eu tenho mais vontade de ler. So nao vou ler agora pq to buscando leituras mais engraçadas...andei lendo muito drama ultimamente. Mas qndo eu voltar para as historias chorosas, este estara na lista.

    ResponderExcluir