Resenha #183 - Amigas Para Sempre




Amigas Para Sempre

Autora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 448


Sinopse: Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. 

Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família.

Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena.

As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. 

Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.


Resenha:  Desde que eu li Jardim de Inverno eu tenho um carinho especial por Kristin Hannah e o que eu descobri, aliás, confirmei um pensamento, essa mulher adora fazer seus leitores chorarem. Porque em Jardim de Inverno eu quase desidratei e ao ler Amigas Para Sempre também vivi um mar de lágrimas.

Contudo, tenho que dizer quer apesar de muitas lágrimas, cada uma vale à pena, pois as histórias desta autora são lindas e emocionantes.

Amigas Para Sempre é a primeira parte da história de Tully e Kate, depois tem um livro chamado Por Toda a Eternidade, mas não recomendo quem ainda não leu este que está sendo resenhado a ler a sinopse de Por Toda Eternidade porque lá tem muitos spoilers deste primeiro livro. E este segundo livro foi publicado por outra editora.

No início deste livro conhecemos como é a vida de Tully, uma doce menininha que teve que aprender a viver com uma mãe ausente, sendo deixada aos cuidados dos seus avos maternos.

Esse abandono sempre afetou profundamente Tully, pois ela sempre sonhou que um dia sua mãe voltaria para buscá-la e elas seriam felizes juntas, porém essa não foi sua realidade. Mesmo sem ter o amor de sua mãe Tully conheceu o carinho e o amor de uma família pela sua avó materna que a amava muito e fazia praticamente o papel de uma mãe para ela. Tully sempre foi linda e sempre chamou muita atenção dos meninos até que toda essa atenção junto com sua ingenuidade a fizeram passar por um mau momento.

Do outro lado da história conhecemos Kate, uma garota tímida e sem amigos que tinha a beleza escondida por trás dos seus óculos e aparelhos ortodônticos. Apesar de não ter amigos Kate sempre teve uma família muito unida e que a apoiava em tudo.

Tully e Kate se conheceram e se tornaram amigas em um momento terrível na vida de Tully e a partir deste momento elas se transformaram em amigas inseparáveis. Apesar de serem pessoas tão diferentes, eram essas diferenças que a completavam e que davam forças para essas meninas seguirem adiante. A vida de ambas estavam interligadas e seriam assim para sempre, se não fosse uma grande briga que mudou tudo e agora elas se distanciaram.

Mais o mundo dá muitas voltas, a vida muda e sempre pode haver um imprevisto que te faz precisar da sua melhor amiga de volta. E foi isso que aconteceu com Kate, pois mesmo brigada com Tully, após descobrir algo terrível sobre sua saúde tudo o que ela precisa agora é do conforto e companhia da sua melhor amiga.

Tudo o que resta saber é se Tully vai engoli o orgulho e estará lá por Kate. Um dia elas poderão ser melhores amigas novamente? O que é mais importante do que uma amizade verdadeira? Duas meninas podem ser Amigas Para Sempre?

Só de pensar na história do livro enquanto eu escrevia essa resenha me deu vontade de chorar. Kristin sabe como tocar o seu leitor e fazer a sua história ficar guardada no coração. Este livro vale cada página lida e a história dentro dele é de fazer seu coração partir e depois colar de novo. 


"(...) e contavam tudo uma à outra, unindo suas vidas até que, ao final do verão, ninguém sabia onde terminava uma garota e começava a outra. Para todos que as conheciam, elas se tornaram simplesmente TullyeKate, e por mais de trinta anos essa amizade foi o alicerce de suas vidas: forte, durável, sólido.


O que esse livro fez por mim foi me ensinar a dar ainda mais valor as minhas amizades verdadeiras. Porque temos muitos amigos, mas apenas alguns vão estar com a gente nas alegrias e nas tristezas.

Espero que gostem do livro tanto quanto eu e se eu puder dar um conselho é compre um pacote de lenços e mantenha por perto. E não leia no ônibus para não ficar com vergonha depois.


Obs: Eu li esse livro para a Maratona #EuSouDoideira II, mas estava sem tempo para resenhar e acabou que só pude postar agora :(

8 comentários

  1. Oi Ana, tudo bem?

    Tenho uma amiga que sempre me recomenda os livros da Kristin! Tenho a continuação desse livro e Jardim de Inverno, mas ainda não comprei Amigas para Sempre. Vou dar uma pesquisada na Bienal

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Kel, espero que esteja com um preço bom para você comprar, pois o livro vale muito a pena :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    Que bom que você avisou, não irei ler no ônibus!
    Eu ainda não li nenhum livro da Kristin Hannah, mas eles parecem ser lindos!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Eu meio que fugi desse livro quando chegou aqui em casa. Apesar de amar a temática sobre amizade e tal, parecia ser tão paradinho. E mesmo as resenhas positivas não conseguem me deixar com vontade de o ler :c

    Beijo,
    Larissa ♥
    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, tudo bom?
    Eu morro de curiosidade para ler Kristin Hannah porque sei do potencial que ela tem para emocionar os leitores. Essa série já está na minha lista de desejados desde o lançamento.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sora, se eu fosse você só leria em lugares mais isolados kkkkk
    Assim não corre o risco de ficar chorando descontroladamente em público.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Larissa, eu sou suspeita para falar sobre os livros dessa autora, pois eu amei os dois que eu li.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Aline, leia mesmo viu. Ela é incrível e sabe onde tocar o leitor e escreve histórias lindas. Eu achei um livro dela por 15,00 o que foi um achado, mas acabei não comprando porque tinha outros dois que eu queria mais então deixei para a próxima.

    Espero que leia algum livro dela logo e se emocione muito.

    beijos.

    ResponderExcluir