Resenha #148 - A marca de uma lágrima





A marca de uma lágrima

Autor: Pedro Bandeira
Editora: Moderna
Número de Páginas: 184

Sinopse: Isabel (personagem principal) acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. A morte da diretora da escola vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A idéia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano. (Sinopse tirada do Skoob)


Resenha: Gente como eu amo este livro. É um dos meus favoritos! Tão favoritos que eu tenho dois livros, cada um de uma edição diferente *-*

Acabei de ler este livro novamente, já perdi as contas de quantas vezes li e não me canso.

Neste livro conhecemos Isabel, uma adolescente de 14 anos, que escreve lindos poemas. Ela é inteligente e sagaz, mas que está passando por uma fase difícil onde o espelho é o seu pior inimigo, pois  Isabel se acha feia e gorda, enquanto na verdade não é nada disso. A melhor amiga de Isabel é Rosana, que na cabeça de Isabel é perfeita, mesmo não sendo tão boa na escola quanto ela é. 

Em um determinado dia a mãe de Isabel a obriga a ir à festa de aniversário de um primo que há muito tempo não via e nem se lembra mais como era o garoto. Para não ficar se sentindo deslocada na festa Isabel chama Rosana para acompanhá-la. 

Ao chegar na festa Isabel é reapresentada ao seu primo Cristiano, que por sinal é um super gato e Isabel se vê completamente apaixonada por ele, mas o menino só tem olhos para a sua amiga Rosana.

Decepcionada, Isabel fica bêbada no jardim da casa e durante sua bebedeira um garoto a encontra e começa a conversar com ela, depois ele a beija e Isabel acredita que o garoto que a beijou foi seu primo Cristiano.

Mais se foi Cristiano que a beijou porque ele começou a namorar a Rosana? E quem é esse garoto chamado Fernando que fica tentando a todo custo ser seu amigo? 

Faltaria, porém, o recheio das idéias,
a loucura e a razão,
que transforma um encontro sem graça
em tremenda paixão! 
Mas não tema o meu querido
que esse amor desapareça,
por ele é amado ao mesmo tempo
por um corpo e uma cabeça.

Rosana e Cristiano começam a namorar e Rosana pede a Isabel que escreve poemas para que ela possa entregar para Cristiano como se fossem dela. E o inesperado é que seu primo Cristiano, por saber que ela é boa em poesia, pede sua ajuda para escrever poemas para Rosana como se fossem dele.

Isabel fica indecisa,  como entregar para sua própria amiga a pessoa que você julga ser o seu amor para toda a vida? Como responder seus próprios poemas? Seria fácil escrever o que se sente pelo primo e responder a altura, quando o ama. 

E em meio a todo esse problema amoroso Isabel ainda acaba testemunhando o roubo de cianureto no laboratório e encontra o cadáver da diretora na sala de diretoria. O assassino sabe o que ela viu e está atrás dela e Fernando está tentando conquistá-la de todo jeito.

Isabel acaba numa cama de hospital e o assassino da diretora não quer testemunhas vidas do seu crime e por isso tenta matar Isabel, mas ela é salva. Mais quem a salvou? Ela estava meio inconsciente e meio acordada e não sabe dizer quem foi, mas seu coração diz que foi Cristiano. Mais será que foi ele mesmo? Algumas vezes as coisas não são o que parece. Um bombom pode ser a sua morte e o amor da sua vida pode ser a pessoa que está ao seu lado e você ignora por acreditar que é outra pessoa.

O corpo ele pode beijar, cheirar,
fazer do corpo mulher.
Mas a cabeça o possui, manipula,
e faz dele o que quer!
Haja o que houver, do meu amor
esse garoto foi o rei.
Digam a ele que com corpo e cabeça
eu sempre o amarei. 

Esse livro é ótimo, muito fofo. Um pouco dramático demais devo dizer, mas mesmo assim vale a pena a leitura. É dos meus livros favoritos. Ele foge do tema dos livros atuais já que ele foi publicado nos anos 80, mas mesmo assim eu recomendo a leitura. O final é encantado *-*

A marca dessa lágrima testemunha
que eu o amei perdidamente.
Em suas mãos depositei a minha vida
e me entreguei completamente.
Assinei com minhas lágrimas
cada verso que lhe dei,
como se fossem confetes
de um carnaval que eu não brinquei.
Mas a cabeça apaixonada delirou
foi farsante, vigarista, mascarada,
foi amante, entregando-lhe outra amada,
foi covarde que amando nunca amou! 

17 comentários

  1. poxa, lembrei da minha infância agora... li esse livro há muitos anos, e até hoje sei algumas partes dele decoradas rsrsrs
    adorei sua resenha...
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia o livro. Vejo muitos comentários positivos sobre as obras de Pedro Bandeira porém ainda não li nada dele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Marca de Uma Lágrima é um dos melhores livros para jovens que o Pedro Bandeira escreveu. Gostei muito da resenha.

    meupedepagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esse livro. Li umas dez vezes já, mas não tenho nenhum exemplar, pegava na biblioteca. Parabéns por trazer uma resenha de um livro não tão conhecido por muitos.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. LI este livro na minha adolescência e gostei muito, este autor eu recomendo para todos, jovens leitores e leitores mais maduros, ele consegue criar uma história para todas as idades.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!
    AAAH eu amo esse livro! Só li que há muuitos anos, quando tinha uns 14 ou 15 anos (nossa, isso faz 15 anos!). É MUITO bom! *-*

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Li esse livro quando estava no sexto ano (e não sei como porque eu era pequena) adorei.
    Dá uma passadinha?
    http://comportamentorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi..
    Nossa fiquei até curiosa para ler depois da sua empolgação. Tenho umj livro que sempre releio também.
    Confesso que nunca ouvi falar neste, mas a história parece ser boa mesmo. Quem sabe um dia eu leio.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. MEU DEUS!!!! Me senti voltando aos meus 15 anos! Eu absolutamente amo esse livro! conheci o autor com a série Os Karas, mas esse livrinho foi o que arrebatou meu coração. Infelizmente não tenho uma cópia própria, porque li o da biblioteca da escola, mas nunca mais esqueci. É realmente um livro encantador, então cuide bem dos seus dois, rs.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Eu sou apaixonada por essa capa, esse livro esta na minha
    lista há tempo ^^ Amei a resenha
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana,
    tudo bem?
    Eu já li esse livro na escola, lembro que adorei na época, mas não lembrava mais do enredo. Que surpresa agradável achar a resenha dele no seu blog. Eu tenho que ler esse livro novamente. E que poemas lindo esses. tem romance, mistério e um cheiro de adolescência. Vou procurar por ele.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ainda não consegui ler nenhum do Pedro, acho que os que comecei não era adequados para o momento literário que eu vivia, enfim, me interessei muito por A marca de um Lágrima e seus pequeno grandes mistérios.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar sobre este livro, mas gostei da sinopse dele. Não me chamou tanta atenção assim, mas me despertou certa curiosidade.

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar nessa historia do autor, vou ver se acho nas bibliotecas da minha cidade.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro, para mim, tem gosto de lembrança. O li no ensino fundamental (Faz teeempo) para fazer um trabalho. Hoje, acho que não leria, mas, na época, gostei bastante do livro.
    Adorei a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  16. Li esse livros faz muitos anos, lembro que gostei dele, mas admito que não lembro de todos os detalhes.

    ResponderExcluir
  17. O melhor dos melhores, o mais emocionante, hehehe
    Marcou minha juventude, hoje tenho a coleção do Pedro Bandeira e indico muito,
    Amo também "A hora da verdade" dele.
    Me remete a memórias inesquecíveis.
    #Pedro&Machado&Espanca

    ResponderExcluir