Resenha #130 - A Lista Negra.




A Lista Negra

Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Número de Páginas: 256

Sinopse: Abril. Um mês que, inevitavelmente, será sempre lembrado pelo horror de massacres ocorridos em escolas por jovens: 20 de abril de 1999, Columbine, Estados Unidos; 26 de abril de 2002 , Erfurt, Alemanha; 16 de abril de 2007, Virginia Tech, também nos EUA; e 7 de abril de 2011, Realengo, Brasil. Além desses, muitos outros já ocuparam os noticiários do mundo inteiro, chocando pela violência com que jovens assassinam seus próprios colegas. É com um noticiário como esse que o romance A lista negra abre suas páginas. Lançado agora no Brasil pela Editora Gutenberg, a obra Jennifer Brown é uma ficção que mergulha no mundo juvenil repleto por situações marcadas pelo bullying, preconceito e rejeição.



Essa é a história de Val e Nick. Eles são dois adolescentes que se conhecem no primeiro ano do ensino médio e se identificam de imediato. Val convive com pais ausentes, que brigam o tempo todo e só criticam suas roupas e atitudes. Nick tem uma mãe divorciada que vive em bares atrás de novos namorados. Os dois são alvo de bullying por parte de seus colegas do Colégio Garvin. Nick apanha dos atletas e Val sofre com os apelidos dados pelas meninas bonitas e populares. Ambos compartilham suas angústias num caderno com o nome de todos e tudo que odeiam, criando um oásis, um local de fuga, um momento de desabafo, pelo menos para Val. Já Nick não encara a lista e os comentários como uma simples piada. Há alguns meses, ele abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma co¬lega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista das pessoas e das coisas que ela e Nick odiavam. A lista que ele usou para escolher seus alvos.


Resenha:  Neste livro conhecemos a história de Valerie que namorava Nick. Os dois sofriam bullying na escola e tinha um jogo, apenas uma brincadeira para extravasar a raiva que sentiam pelas pessoas que os maltratava. Eles escreviam os nomes dessas pessoas na Lista Negra, mas o que para Valerie era uma brincadeira no caso de Nick era pura realidade e foi por isso que ele usou a Lista Negra para matar as pessoas que estavam nela.

O livro conta a recuperação de Valerie após o trauma todos sofreram na escola, porém no livro não existe bem uma separação do  presente e do passado. Uma hora você pode estar lendo algo que aconteceu antes do dia trágico e na outra pode estar lendo algo do presente, isso é um pouco confuso, mas dá para acompanhar o livro.

Depois de tudo o que aconteceu Valerie tem que fazer acompanhamento com o Dr. Hieler que é um simpático psiquiatra que vai ajuda-la muito durante toda a sua jornada contada neste livro.

Valerie tem que voltar para sua escola e isso a assusta, pois ter que enfrentar todos depois que a Lista Negra foi divulgada é algo constrangedor. Ela não sabe mais quem são seus inimigos e seus amigos, isso se ela ainda tiver algum amigo restante.

Quanto ela finalmente volta para escola, tudo lembra Nick e isso é muito difícil para ela. Como sentir saudades de alguém que matou e feriu tantas pessoas? Que a deixou sozinha tendo que lidar com tudo isso? Existe um grande conflito de emoções dentro de Valerie.

Por mais estranho que pareça o livro fala muito pouco do romance entre Valerie e Nick, o livro trata-se muito mais das coisas que aconteceram após a tragédia. Eu gostaria de saber mais sobre o romance dos dois.

Bem aos poucos Valerie começa a entender o que aconteceu  e o que esta acontecendo com ela e passa também a refletir sobre as atitudes que tomou. Não sei dizer bem o que senti pela protagonista, mas sei que pelos pais dela eu senti muita raiva e principalmente aquele pai dela que nunca deveria ter tido um filho na vida e sim ter sido castrado. Homem horroroso e pai medíocre.

Mais deixando a minha raiva de lado e voltando ao livro... Este livro não foi a minha melhor leitura do ano passado, ficaria no meio termo, mas aprendi  muita coisa com esse livro e aprendi principalmente sobre o perdão. 

O livro apesar de muitas vezes confuso tem uma mensagem bonita e espero que as pessoas entendam isso.

Uma boa leitura!


Book Trailer:






11 comentários

  1. Olá.
    Nossa, bullying é um caso sério, todos sabemos, a brincadeira de anotar em lista negra e depois sair matando, poxa... As coisas ficaram feias hein rs.
    Uma pena ter esta questão de estar no presente e não, me confunde muito também historias assim.
    Adorei a sinopse e acho que se trata de um assunto muito bom.

    ótima resenha.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Logo quando li a sinopse não me interessei, mas depois da sua resenha, fiquei com vontade!
    Vou ler sim!

    Te indiquei uma TAG, vai lá ver =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Estou doida por esse livro *.*
    Sua resenha é a primeira que vejo abaixo de 4 estrelas. Fiquei com um pé atrás agora rsrs
    Bjokas, ótima resenha ;)

    Samy Rabelo
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho que eu não leria esse livro não...
    A sinopse não me chamou tanta atenção e sua resenha continuou me fazendo pensar dessa forma. Meio que to correndo desses livros que tem escola, preconceito e coisas do tipo...
    Acho que "estourei" minha cota rs
    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha!!!
    secretcodeoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi..
    Nunca li um livro com esse tema, pena menos não lembro.
    Gostaria de ler um dia.
    Vi poucas resenhas deste livro. Está ai, me interessei.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um bom livro
    Gostei da resenha
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Pela resenha eu vi que o livro não parecia ser bom, mas o book trailer deu uma animadinha para ler ele, rs.
    leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tenho gostado das resenhas que ando lendo sobre esse livro, acho que esse ano darei uma chance a ele.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bom?
    Li esse livro em 2010, em inglês, acho que ainda nem havia sido lançado aqui. Faz bastante tempo, mas lembro que gostei muito do livro, da história e da mensagem que ele passa, principalmente sobre perdão, como você mesma disse. Também odiei o pai dela, morri de pena dela muitas vezes!
    É uma pena que tenha ficado no meio termo, mas que bom que você gostou né!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  11. O tema tratado no livro realmente merece atenção e embora eu goste de romance nos livros, essa história não podia mesmo ser voltada para esse lado. Não sei se no momento seria uma leitura boa para mim, mas não a deixarei passar sem lê-la.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir