Resenha #94: Entre o amor e a paixão

   
                                                   
      Entre o amor e paixão
Autora: Lesley Pearse
Editora:  Novo Conceito
Sinopse: "Uma mulher dividida entre o compromisso e o calor de um relacionamento passado." No início da Primeira Guerra, Jimmy, o marido de Belle Reilly, é levado para as trincheiras mortais do norte da França e Belle percebe que não pode ficar de braços cruzados quando tantos estão sacrificando suas vidas. Armada de coragem e boa vontade, ela se torna voluntária como motorista da Cruz Vermelha, também na França.
Então, enquanto cumpre seu dever humanitário, um trágico acidente lhe coloca frente a frente com Etienne — o homem que fez parte de seu passado e a quem nunca esqueceu completamente.
Dividida entre a paixão proibida por Etienne e a lealdade e o amor por Jimmy, Belle encontra-se em uma situação impossível. A confusão de seus sentimentos, misturada à escuridão da mais brutal das guerras, a levará a sucumbir para sempre, ou a força da vida será maior e a conduzirá, finalmente, à verdadeira felicidade?
   Ambientado na época da Primeira Grande Guerra, esse episódio da vida de Belle Reilly começa após o estabelecimento da protagonista na cidade de  Blackheath, em que consegue deixar seu passado para trás e viver uma nova vida ao lado de seu marido Jimmy. Mas o passado é persistente, e volta a bater na sua porta. Literalmente. Etienne, um homem com tez de durão, mas que salvou Belle anos atrás, vai visitá-la em sua chapelaria. O encontro desperta antigos sentimentos nos dois, mas nada acontece. 
    Logo mais, o destino pretende unir a história de ambos. Com a disseminação ainda mais intensa da guerra, logo homens que não fazem parte do corpo Militar são chamados à batalha. Jimmy Reilly não tem a menor intenção de abandonar a esposa que tanto ama, e a família que formam junto com Garth, seu tio, e Mog, uma moça que cuida de Belle desde pequena. Mas logo a pressão do povo aumenta sobre aqueles que não se alistam, em um ridículo, mas comum à época,  ato de nacionalismo. O amoroso marido de Belle cede, e vai servir sua pátria na guerra. Ela, que havia acabado de perder sua loja, passar por um assalto traumatizante e outros mal-bocados, decide não ficar parada e vai trabalhar em um hospital junto com sua amiga Miranda. Muito sofrimento aguarda Belle em sua jornada, e em algum ponto, passado e presente se misturam de modo que ela precisa seguir em frente e decidir o que em sua vida é prioridade, mesmo que para isso ela tenha que deixar de lado suas próprias necessidades.
     Entre o amor e a paixão dá continuidade ao livro Belle, de mesma autoria (Lesley Pearse). Contudo, a leitura é auto-suficiente, ou seja, não é preciso ler este para entender aquele. Destacam-se na narrativa a ambientação e a caracterização de personagens. Lesley expõe o íntimo da guerra, do tom mórbido e da realidade suja das trincheiras. Todo o abordamento da Primeira Guerra Mundial é um espetáculo a parte na trama, principalmente o pós-guerra, com todas as consequências psicológicas que atingiram os homens que conseguiram voltar vivos, mas não voltaram os mesmos.
      
     

3 comentários

  1. Eu amei essa capa RSRSR E claro além disso parece um ótimo livro! Eu quero! RSRSR
    Ah!!! Não esquece de ler meu livro "Feitiço" é também da fofa da editora Novo Conceito ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    Site:http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  2. Oi flor.
    "Belle" foi um dos melhores livros que li no ano passado, a escrita de Lesley é maravilhosa de ler. Estpu ansiosa para ler este livro e espero não me decepcionar, pois estou com grandes espectativas.

    Beijos.

    www.doceabril.com.br

    ResponderExcluir
  3. eu aaaaamei esse livro. Está na lista dos melhores que já li e sem dúvida também foi um dos mais tristes e chocantemente reais.
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir