ISBN:85-89894-26-6
Nºde páginas:216
Editora:Jaboticaba
Numa São Paulo de 25 mil habitantes, 14 chafarizes e ruas de pedras irregulares parcialmente iluminadas pela precária luz amarela de 200 lampiões, um dos jovens estudantes da Escola de Direito do Largo de São Francisco – os Morcegos, como eram conhecidos, por causa da reluzente e inseparável capa preta do seu uniforme – está sofrendo de um mal terrível. Desatinado, desesperado, impiedosamente desprezado por sua amada, ele tem aquele que é considerado o mais grave mal do século XIX. Não, não é tuberculose, sífilis, tifo nem febre amarela, doenças tão comuns à época. Trata-se de algo ainda mais devastador, uma dor crônica que toma conta do seu corpo, que lhe suga as forças e lhe corrói a alma, fazendo-o ansiar pelo momento da própria morte. Antônio está doente de amor.
É nesse clima ultra-romântico, tão característico da segunda geração do romantismo brasileiro, que o escritor Toni Brandão, em seu livro Muito Romântico, magistralmente transporta o leitor para a São Paulo real de 1863.
Realmente uma historia boa o começo é meio sem graça,mais depois a vai melhorando mesmo com o começo sem graça a historia me levou a 1863,para quem conhece São Paulo desconheci a São paulo que Toni descreveu totalmente diferente do que é hoje.
Os conflitos são tão bons você se desespera junto com o personagem entra na historia de um jeito que só Toni consegue explicar.Muito Romântico é cheio de referencias literárias e musicais que como o próprio autor diz :"Melhor do que novela das 8h".
A estética do livro não me agradou muito posso dizer que a capa eu gostei, mais as folhas são brancas e a fonte pequena,mais depois que li a historia isso deixou de ser um problema para mim.
Essa capa foi lançada ano passado na bienal de SP mais eu prefiro a outra não que essa seja feia aliás tem tudo a ver com a historia,como vocês podem ver está na capa que esse é o primeiro livro mais Toni não falou se vai lançar o segundo livro ele nem comentou sobre o segundo livro mais eu estou na expetativa que ele continue a saga de Antônio.Vi em uma matéria que talvez ele venderia os direitos autorais para filme,quem sabe um dia vire filme mesmo hein!
Alguém já leu?Gostaram?
Até a próxima!
XoXoXo
Oi moça!!! Não conhecia esse livro, a história lendo sua resenha, não parece ser aquelas que tiram o fôlego, achei interessante o autor nos mostrar uma São Paulo totalmente diferente da que conhecemos hoje...
ResponderExcluirEnquanto lia a sinopse imaginei o Largo São Francisco, o de hoje não me é muito atrativo, mas como o livro se passa em outra época ele deve estar envolto da magia do romantismo.
Gostei da resenha, parabéns!
Conheci o blog, por meio de outro que também faz parte da promoção mundialmente literária, que estou participando, adorei o que eu vi, e sempre estarei por aqui.
Beijos
http://coracaodetinta.blogspot.com.br/
Fiquei curiosa para conferir o livro. Tem uma temática diferente e agradável, em volta de uma São Paulo de anos passados, e da dor do amor! Bem interessante, mesmo!
ResponderExcluirAchei as duas capas bonitas. A de baixo parece transmitir bem mais a mensagem que o livro traz. Gostei muito! Espero poder lê-lo logo. :)
Aliás, ótima resenha :)
Beijos.
Oie.. A temático do livro não é algo que me atrai no momento.
ResponderExcluirClaro que tem a parte interessante de proporcionar conhecer /ter uma visão diferente de São Paulo
Não conhecia o livro e achei a primeira capa mais bonita mesmo.
ResponderExcluirQuando comecei a ler sua resenha estava esperando algo totalmente diferente da temática do livro (algo que não me animava a lê-lo), mas felizmente a minha ideia não se concretizou.
Achei o livro interessante, pretendo lê-lo se tiver oportunidade.
Eu realmente acho um livro bom para um autor nacional,o que eu mais gosto nele são as referencias são muitas e atrás tem o mapa do centro de São Paulo antigamente e nos dias de hoje.
ResponderExcluirLivros com folhas brancas e fonte pequena ninguém merece!
ResponderExcluirPela resenha tenho uma ideia de que é nacional, em São Paulo e algo que é diferente aos nossos olhos.
Adorei sua resenha, mas o livro não me agradou.
Não conhecia o livro, mas me interessei muito. Sou fã de romances e adoro quando são nacionais.
ResponderExcluirA primeira capa me agradou mais que a da segunda foto. Espero um dia poder ler este livro.
Eu sou simplesmente fanática por literatura e pela parte do romantismo mais ainda! Só de imaginar como seria o livro já fico com vontade de comprar agora!
ResponderExcluirInteressante esse livro, tem um tema bem legal e gostei da sinopse dele de cara. Parece ser bom, gostoso de ler.
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro e nunca vi também nenhum livro do autor, mas parece ser uma historia bem interessante eu gostaria de ler, mas minha lista esta muito grande mesmo.
ResponderExcluirConfesso que não gosto de livros que tenham folhas brancas e letras minusculas. Gostei bastante do tema e espero lê-lo em breve!
ResponderExcluirLi e adorei,sinceramente é maravilhoso, só o fim deixoua desejar :/ , estou louca esperando o proximo *--*
ResponderExcluirAmoo muito esse livro a leitura dele é cativante.Apaixonada por ele <3
ResponderExcluirAmoo muito esse livro a leitura dele é cativante.Apaixonada por ele <3
ResponderExcluirLi o livro em maio desse ano, confesso que gostei bastante. Só acho que tem alguns pontos pendentes! Mas de resto é um ótimo livro ...
ResponderExcluir