Resenha #40: Um amor de verdade

 Um amor de verdade
Autora: Zibia Gasparetto
Editora: Vida & Consciência
Número de Páginas: 409
  Sinopse:Viver uma verdadeira experiência amorosa é um dos maiores prazeres da vida. Gostar é sentir com a alma, mas expressar os sentimentos depende das idéias de cada um. Condicionamos o amor às nossas necessidades neuróticas e acabamos com ele. Vivemos uma vida tentando fazer com que os outros se responsabilizem pelas nossas necessidades enquanto não nos abandonamos irresponsavelmente. Queremos ser amados e não nos amamos, queremos ser compreendidos e não nos compreendemos, queremos o apoio dos outros e damos o nosso a eles. Quando nos abandonamos, queremos achar alguém que venha a preencher o buraco que não cavamos. A insatisfação, o vazio interior se transformam na busca contínua de novos relacionamentos, cujos resultados frustrantes se repetirão. Cada um é o único responsável pelas suas próprias necessidades. Só quem se ama pode encontrar em sua vida Um Amor de Verdade!     
 
Resenha:
           Emocionante e inspirador, o romance de Zibia Gasparetto conta a estória de Nina, uma mulher simples e humilde, que tem o rumo da sua vida desviado quando fica grávida de seu grande amor, André. Contudo, André mantém um namorico encorajado pela sua mãe com Janete, uma moça fina e de prestígio na sociedade. Por receio de contar aos pais do casamento que planejava com Nina, André envolve-se mais profundamente com Janete. Quando a moça lhe conta da gravidez, André propõe que faça um aborto. Pretende também casar-se com Janete, e pede a Nina que mesmo assim, mantenha seu relacionamento com ele. Insultada pelas propostas, Nina decide ter o filho sozinha e foge sem dar explicações.
            Anos depois, ela se esforça para crescer profissionalmente. Espera crescer na vida, proporcionar um futuro bom para seu filho Marcos. Mas motiva-se por meios errados: pelo ódio ao que aconteceu em seu passado. Ela procura estudar Direito, o mesmo ramo que o ex, para provar que consegue superá-lo. Apesar disso, é uma boa profissional e consegue rapidamente um bom emprego. Mas a vida está planejando colocá-la no mesmo caminho que o homem que abandonou, contrariamente ao seu desejo de nunca mais ver André. 
               Nina então, vê-se de frente aos seus erros e rancores passados. Mas se tem uma lição que esse livro passa, é a de que nada acontece por acaso. Outras pessoas passam pela vida de Nina, abrindo sua mente quanto à questão que passa, e quanto ao erro que cometeu ao contar para Marcos que seu pai morrera. Mais consciente das leis da vida, ela se torna mais tolerante e muda novamente os rumos de sua vida.O romance fala o amor em suas várias formas: amor de mãe, de irmão, de avô, amor para com os outros ao redor. Talvez seja essa a maior lição que ele passa, a de que quando o amor é verdadeiro, os caminhos da vida são traçados em um fio de luz calmante, que conforma e dá forças para continuar.
         

2 comentários

  1. Esse livro é MARAVILHOSO! Li ele tem um tempo já... Mas está entre os melhores de Zíbia Gasparetto!

    ResponderExcluir
  2. nossa eu tenho esse livro...ja li duas vezes e ja estou na metade denovo!!!!!!

    ResponderExcluir