Vs
A coluna de hoje está mais para livro vs seriado. E, para ressaltar, é mais perigoso adaptar um livro em série do que em filme, pois decorre um prolongamento do enredo. O que pode proporcionar uma riqueza maior de detalhes, mas pode também acarretar uma 'encheção de linguiça' danada.
Sex and The City, de autoria de Candace Bushnell deu origem ao conhecido e amado pelas chick-liters das telinhas, não é um exemplo que caiu no erro anteriormente citado. Contudo, há de fato uma lacuna entre o livro e o seriado. Algumas das diferenças são:
> No livro, Carrie não é a protagonista, assim como suas amigas Miranda, Samanta e Charlotte também não estão nos holofotes. O (a) narrador (a) não é especificado, mas a ideia que se tem é a de que Candance assume esse papel, já que a obra toda advém de uma coluna de jornal que ela escrevia.
> A linguagem é mais brusca (no livro), e está de acordo com o propósito de Candance: mostrar a decadência do romantismo em NY. Na série, Carrie também apresenta esse argumento, mas o mesmo é quebrado várias vezes por ela mesma, principalmente no que toca ao seu relacionamento com o Mr. Big.
> No livro, é como se todos fossem um grande grupo de conhecidos, que sempre se reúne para trocar ideias e fofocar. Na série, o grupo se restringe às quatro amigas, e os outros personagens atuam apenas como secundários.
> Apesar de tudo, a história é quase fiel. Os temas da coluna de Candace são colocados a tona, só que nas palavras de Carrie.
> Os finais são totalmente diferentes. O livro comprova fielmente seu argumento do anti-romantismo e traz um fim inesperado, ainda que previsível. A série se mantém no final feliz, mesmo por questões de entretenimento.
* Algum outro ponto que você gostaria de colocar? Comentem e façam uma colunista feliz (:
Acredita que nunca vi esse filme? Pois é, só ouvi falarem muito dele mais nunca vi.
ResponderExcluirNão sabia que tinha o livro, gostei do post.
Bjos...
Ainda não tive oportunidade de ler o livro
ResponderExcluirMas deve ser muito bom
E o filme eu tenho aqui
Beijos
@pocketlibro
http://www.pocketlibro.blogspot.com.br
Não acho mais perigoso adaptar para série não. Depende muito do livro e da série. Na maioria das vezes, adaptar para o cinema acarreta em muitos cortes da trama. Game of Thrones por exemplo, que só tem 10 episódios, teve muitas cenas cortadas. Precisaria de muito mais. Um filme não conseguiria mostrar nada do livro que é bem complexo.
ResponderExcluirNão li o livro Sex and The City, mas amo loucamente a série e gostei do primeiro filme. O segundo não é tão legal.
Beijo
http://navirj.blogspot.com.br/
Eu sou um tipo de pessoa que adora explorar um pouco de tudo,apesar de Sex and the City ser uma série voltada ao público feminino eu tenho a série completa e os dois filmes.Curto bastante mas ainda não li o livro,quem sabe futuramente né?
ResponderExcluirAbraço!
Bruno
http://oexploradorcultural.blogspot.com
Eu até gosto da série, mas não vi o filme e não sei o porque :/
ResponderExcluirQuero muito o livro!
Beijos,
Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - INSTA: marinahgattuso
Eu simplesmente amo o seriado, é meu preferido ever. Já o livro, não sei, uma vez li algums capítulos na livraria mesmo e não senti a mesma afinidade, não gostei tanto assim (tanto que acabei nem comprando).
ResponderExcluirbjo
livrolab.blogspot.com