Resenha #09 - Mal Intencionados

Autora: Geyme Lechner Mannes
Editora: LP Books
Páginas: 325



Sinopse: Mãe e filho são vitimas das próprias emoções, que em momentos se confundem com amor, outros, com insegurança e obsessão. Depois de ser abandonada pelo marido, Ana protagoniza uma série de escândalos. Tomás ainda é uma criança, mas já sabe que a existência do pai é um obstáculo em sua vida que precisa ser eliminado. Ele padece de um amor descomunal por sua mãe, e quer se casar com ela... O que uma mulher vingativa é capaz de fazer quando é abandonada pelo marido? Pode uma criança ser inocente e vilã ao mesmo tempo? Um pederasta é presa da fé, do preconceito e do perigo de conviver com ele mesmo. Ambientado no Brasil, Mal intencionados despe as máscaras dos personagens, e deixa a loucura que habita em cada um deles, exposta. Um romance em tempos de violência. ... E você, qual máscara usa?

Resenha: Logo que recebi o livro da Geyme fiquei com aquela curiosidade louca de saber do que se tratava esse livro e,afinal,por que ele era recomendado para maiores de 18 anos? Comecei lendo despretensiosamente sem saber o que viria pela frente,nem fui atrás de comentários para não estragar,queria tirar minhas próprias conclusões. No início do livro já me vi surpresa pelas atitudes de Tomás,o filho da protagonista principal,Ana. Ficava pensando ''Tá,que ele tem ciúmes da mãe,mas precisa ser algo tão diabólico assim? de morder o dedo polegar do pai,sendo necessário amputar? assar o gato no forno?'' Com o tempo,fui baixando as armas para o Tomás,entendendo melhor o que se passava na cabeça do garoto e ele não é esse ''bicho de sete cabeças'' que eu tava montando.O livro é forte,trabalha muito com nosso psicológico,nos leva a fazer várias reflexões e põe em pauta várias questões como: pedofilia,homossexualismo, homofobia,traição,vingança,egoísmo,drogas,incesto.Confesso que em alguns momentos eu me colocava na pele de personagens,nas situações as quais estavam passando e daí,dava uma parada no livro para tentar digerir um pouco. A obra aborda a vida de uma família de classe baixa em que Ana,Tomás e Antônio são os principais protagonistas. Ana desde sua infância nutria um amor secreto por Antônio(18 anos mais velho que ela),até que consegue seduzi-lo e acaba engravidando de Tomás com 14 anos e este para evitar escândalos,acaba por aceitar casar-se com Ana. O tempo passa,Tomás nasce e desde pequeno já mostra indícios do ciúme doentio pela mãe. O pequeno diz-se apaixonado por ela e sonha em um dia poderem se casar e serem felizes para sempre. Com isso,quem sofre o tranco é seu pai,carente de afeto do filho,mesmo tentando horrores,fazendo de tudo para que possam ter uma relação harmoniosa,mas Tomás rejeita qualquer oportunidade e sente-se aliviado quando este vai embora de casa,já que iria ter a mãe apenas para si. Porém, o que Tomás não contaria é que a mãe começaria a namorar com Damião,um homem de barbas,sem modos, alcoólatra e altamente grosseiro.. O desenrolar dessa história? leiam o livro,não quero ter a chance de por algum spoiler :)  Mas,o leiam se tiverem estômago e não forem influenciáveis com as fortes partes com as quais se depararão. 
Devo parabéns a autora por escrever um livro tão completo e ao mesmo tempo tão realista,mostrando que nem tudo são contos de fadas e finais felizes e sim temos uma realidade dura e fria.

3 comentários

  1. uau parece ser o tipo d eleitura que eu gosto *0* amei

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha! Quero me ''torporizar'' com as brutalidades do Tomás! Ele parece ser assustador :l

    ResponderExcluir
  3. Nossa... fiquei mt interessada, ainda mais qnd vc disse qe ele não desses no qual estamos tão acostumados que tem um final lindo e feliz

    http://descobrinasentrelinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir